UFPel é selecionada para Circuito Tela Verde 2015

tela_verdeNo dia 5 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. Neste dia importante para a reflexão acerca das questões ambientais o curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comunicou que mais uma vez a Universidade foi selecionada como um dos espaços exibidores da 6ª Mostra de filmes do Circuito Tela Verde 2015.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do  Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), executada pelo Departamento de  Educação Ambiental, em parceria  com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura  (MinC), e tem entre seus objetivos o estímulo à produção audiovisual independente, à conscientização e ao debate acerca da temática socioambiental.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva – coordenador da Mostra – o Circuito Tela Verde busca promover a sensibilização, a reflexão e a mobilização dos públicos sobre o meio em que vivem, estimulando a produção de materiais alternativos e independentes e levando filmes sobre a temática socioambiental para espaços exibidores de dentro e fora do país.

O professor destaca que, pelo segundo ano, o curso de Gestão Ambiental da UFPel será um dos espaços exibidores no país. “Acrescenta-se, agora, mais 21 filmes sobre a temática socioambiental, somando-se aos 39 já exibidos. Teremos uma excelente videoteca para disponibilizarmos aos professores e alunos da UFPel para uso em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como para a comunidade em geral”, salientou.

A 6ª edição do Circuito Tela Verde será exibido na UFPel entre os meses de agosto e novembro de 2015, e sua programação já encontra-se em fase de elaboração.

Gestor Ambiental
Outra iniciativa do curso de Gestão Ambiental também se destacou neste dia importante ao meio ambiente. Trata-se da tramitação do Projeto de Lei 2.664/2011 que regulamentará a atividade profissional de gestor ambiental. Durante as atividades da IV Semana Acadêmica, no painel Desafios do Poder Legislativo frente às Questões Ambientais a Comissão Organizadora entregou ao Deputado Federal Fernando Marroni um documento referente ao apoio na tramitação e regulamentação do projeto de Lei.

Entrega ao Deputado Federal 01Para o coordenador do curso, professor Celso Elias Corradi, a participação do parlamentar foi emblemática, possibilitando a aproximação entre professores, alunos e pesquisadores da temática ambiental, quando temas importantes como energia eólica, energia solar e código florestal foram amplamente apresentados pelo legislador e debatidos. Ainda de acordo com o professor Celso, a regulamentação da profissão de gestor ambiental é importante para os egressos do curso e fundamental para a inserção adequada deste profissional na gestão dos processos socioambientais.

Publicado em 08/06/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão Ambiental.