Reitor recebe prefeito de Santa Vitória para tratar da Barragem Eclusa

santa_vitoriaNa manhã desta quarta-feira (03), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, recebeu em seu gabinete a visita do prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, e do presidente do Comitê de Gerenciamento da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo, André Oliveira. Na ocasião, eles conversaram sobre a manutenção e a reforma da Barragem Eclusa.

Localizada próximo à extremidade nordeste do Canal São Gonçalo, a Barragem foi construída há quase 40 anos com a finalidade de evitar a intrusão das águas oceânicas na Lagoa Mirim, assegurando assim a qualidade de suas águas. Ao impedir a salinização, tem o papel de garantir a irrigação das plantações de arroz no estado e também no Uruguai. Além disso, tem papel fundamental ao também evitar a salinização da água que abastece o município de Rio Grande.

Durante a visita, o reitor informou que a Universidade já está realizando medidas para manutenção e reforma da Barragem Eclusa. Mergulhadores estão sendo contratados para efetuar manutenção corretiva e preventiva no local.

Além disso, a UFPel está finalizando um projeto executivo que contempla a reforma de todas as comportas da Eclusa. A expectativa é apresentá-lo ao Governo Federal já no início do segundo semestre para, se possível, licitar a reforma ainda neste ano. “A Eclusa está funcionando normalmente e sua reforma e manutenção estão sendo encaminhadas”, assegurou o reitor.

Publicado em 03/06/2015, nas categorias Destaque, Notícias.