Agronomia e Arquitetura levam a melhor no handebol dos Jogos da UFPel

agronomia_handebol_masculinoarquitetura_handebol_femininoAs arquibancadas lotadas e as batucadas das charangas transformaram o ginásio da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) num verdadeiro caldeirão nas finais dos Jogos da UFPel. Em quadra, as equipes classificadas para as finais do handebol.

Pelas semifinais do feminino, houve muito equilíbrio: as Engenharias venceram por 8 a 7 o time da Educação Física e avançaram. Na outra partida, a Arquitetura venceu a Odonto por 8 a 4, garantindo vaga na final. Na grande decisão deu Arquitetura (12 a 10).

No masculino, as quartas de finais tiveram 105 gols. As Engenharias venceram a Medicina por 15 a 13. A Agronomia fez 20 a 11 na Odonto, o Direito goleou a Administração por 18 a 6 e a Educação Física aplicou 18 a 4 na História/Economia. Nas semifinais, a Agronomia atropelou as Engenharias, vencendo por 23 a 9 e a ESEF derrotou o Direito por 16 a 10.  Na final, a Agronomia não tomou conhecimento da Educação Física, dona da casa, e venceu por 25 a 16, com grande atuação. “O que se destaca esse ano é o crescimento técnico das equipes, tanto na organização do torneio quanto na qualidade dos times que se dedicaram nos treinamentos e na questão tática em quadra”, destaca a professora Rose Silva, da comissão organizadora.

Destaques das Finais
Na final feminina, mesmo com apenas uma jogada no banco de reserva, a Arquitetura sempre esteve na frente do placar contra as Engenharias. Gol a gol a vantagem era mantida, mas sempre curta. As defesas da goleira Juliana Kawaguchi e os gols da armadora esquerda Iohana Steinwandter, ambas que atuam pela Seleção da UFPel, ajudaram a conquistar o título do handebol com um placar apertado, de 12 a 10.

No masculino havia grande expectativa. A Agronomia, que tinha goleado as Engenharias, vinha embalada, mas pegava pela frente um time forte e atual campeão, a Educação Física – que jogava em casa. Os estudantes da Agronomia tinham um reforço estrangeiro, o armador esquerdo Manuel Goñi, espanhol que faz intercâmbio de graduação. Com a ajuda dele, em tarde inspirada do central Edson Soares, o time anilado não tomou conhecimento e fechou o primeiro tempo por 10 a 8 e no segundo melhorou o aproveitamento de arremessos e ampliou a vantagem para 25 a 16, levando o título – bastante comemorado junto à torcida.

Classificação Final do Handebol
Masculino: 1° AGRONOMIA, 2° ESEF, 3° ENGENHARIAS e 4° DIREITO.
Feminino: 1° ARQUITETURA, 2° ENGENHARIAS, 3° ODONTO e 4° ESEF.

Publicado em 01/06/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Jogos da UFPel.