Reitor visita CRInter e Idiomas Sem Fronteiras

A manhã desta terça-feira (26) foi dedicada a variados aspectos relacionados à internacionalização da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O reitor Mauro Del Pino esteve na Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), onde inteirou-se das atividades atuais e do planejamento do setor. Além de visitar estudantes estrangeiros que estão na Universidade, ele averiguou o espaço do prédio da antiga Justiça do Trabalho, ao lado do atual prédio do programa Idioma Sem Fronteiras (ISF). O local deverá ser o futuro Centro de Internacionalização da UFPel.

DSC_0207Na CRInter, o reitor foi recebido pela coordenadora Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e sua equipe. Além de receber e encaminhar alunos estrangeiros, o setor é responsável por convênios, negociações com outras instituições de ensino superior e avaliação de novas inserções e propostas de internacionalização. Durante a reunião, a coordenadora falou sobre a intenção de dispor de um espaço que concentre tanto a CRInter quanto o Núcleo de Tradução e o ISF. “Isso poderia maximizar recursos e potencializar algumas ações”, disse, mencionando o teste de língua inglesa TOEFL como uma delas. O exame, que é utilizado para aferição do nível do idioma, serve também como certificado de proficiência. Sua aplicação condiciona recursos para as universidades.

Segundo Maria Letícia, a CRInter está estreitando relações com os principais programas de pós-graduação da UFPel, buscando levantamento de informações que possam gerar contatos efetivos que resultem em ações internacionais. Parte disso é, também, registrar as atividades de alunos e professores estrangeiros que passam pela Universidade como convidados muitas vezes sem comunicação formal ao setor.

Na avaliação da coordenadora, há uma significativa procura de estudantes estrangeiros pela UFPel. “Isso apresenta um quadro multiétnico. Estamos com boas perspectivas”, pontuou. Segundo ela, foram obtidas 33 bolsas junto aos programas de pós-graduação para estrangeiros em 2016, o que coloca a UFPel em uma rota internacional.

DSC_0229Depois de passar pela CRInter, o reitor visitou um grupo de estudantes estrangeiros hospedados pela UFPel e esteve no prédio do programa Idiomas Sem Fronteiras, localizado na rua Almirante Barroso, esquina com a rua Lobo da Costa. Lá, foi recebido pela coordenadora geral do ISF, Jane Amaral, e pelo vice-presidente do ISF no MEC e coordenador pedagógico do ISF na UFPel, Rafael Vetromille Castro, juntamente com assessores da reitoria. Eles aproveitaram a ocasião para conhecer o prédio vizinho, pela rua Lobo da Costa, pertencente anteriormente à Justiça do Trabalho, que foi transferido à UFPel e deverá abrigar um Centro de Internacionalização.

Experiência internacional
Acepto libros buenos, chimarrão, café y sonrisas”. O cartaz, colado em uma das portas, dá uma ideia do clima alegre e da vivência positiva que estão tendo os estudantes estrangeiros hospedados na UFPel. Atualmente, um moçambicano e 11 colombianos compõem o grupo. Aprendendo mais sobre a cultura brasileira e sobre outras maneiras de pensar e vivenciar suas futuras profissões, eles estão frequentando os cursos de Administração, Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Produção, Cinema, Medicina e Educação Física.

Ao visitar os estudantes, o reitor foi convidado para compartilhar um café e experimentar uma arepa – prato tradicional da cultura colombiana, uma espécie de tortilha feita com farinha de milho.

Estudante de Engenharia de Produção, a colombiana Tatiana Jimenez, 20 anos, tem aproveitado o tempo em Pelotas para estudar disciplinas, também, nos cursos de Administração e Relações Internacionais. Para ela, que chegou em fevereiro e ainda não tinha estudado português, a experiência tem sido muito boa. “A cultura é diferente. Tenho gostado muito. Agora até tomo ‘mate’ socialmente”, contou.

Quando, em julho, partir de volta a Ibagué, sua cidade natal, Tatiana vai levar na mala, especialmente, as recordações de um local que a acolheu com carinho. “Aqui todo mundo é muito ‘querido’”, disse.

Destaque
Atualmente, a UFPel tem 33 alunos estrangeiros em cursos de graduação. Na pós-graduação, o número contabilizado pela CRInter é de 29, com representantes de 13 países diferentes. Dentre as nações, estão, por exemplo, Índia, Guatemala, Palestina, Haiti, Equador, Peru, Bolívia e Colômbia.

A previsão para alunos de graduação por meio de mobilidade estudantil para o próximo semestre é, até agora, de 12 pessoas. Os cursos que devem receber os estudantes estrangeiros são Medicina, Engenharia Ambiental Sanitária, Artes Visuais, Cinema, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Agrícola.

Publicado em 27/05/2015, na categoria Notícias.