Início do conteúdo

Gestão Ambiental tem semana de intensos debates

DSC_5007Até a sexta-feira (29), ocorre no Centro de Integração do Mercosul a 4ª Semana Acadêmica do curso de Gestão Ambiental da UFPel. Discutindo assuntos como a Indústria em sintonia com o meio ambiente, o polo naval, o cadastro ambiental rural e vigilância agropecuária internacional, o encontro tem como tema central o Ambiente e Sociedade – Desafio Global e Ação Local.

DSC_4957A abertura do evento ocorreu na segunda-feira (25) à noite, na Faculdade de Direito. A mesa foi coordenada pelo professor Maurício Pinto da Silva, sendo formada pelo reitor Mauro Del Pino, pelo diretor do Centro de Integração do Mercosul, Jabr Omar, pelo coordenador do curso, Celso Corradi, e pelo acadêmico membro da comissão coordenadora do evento Alfonso Montone.

O coordenador do curso destacou que a Semana colaborará em muito para o desenvolvimento da graduação, que é ainda nova na UFPel, gerando um horizonte promissor. “Estas atividades têm muito a dar para o conjunto do curso”, observou Corradi.

Ao destacar a programação da semana, o diretor do Centro do Mercosul afirmou que a área ambiental é uma das que mais preocupam no mundo, pelos efeitos que a produção pode gerar. Já o acadêmico Alfonso Montone ressaltou o apoio às atividades de ensino que os temas abordados oferecerá ao curso. As perspectivas multi e interdisciplinares das discussões foram sublinhadas pelo professor Maurício da Silva, em sua fala na abertura.

Mudança de Rumos

Ao relatar satisfação em participar de mais um evento organizado por estudantes, o reitor Mauro Del Pino disse que as semanas acadêmicas são importantes porque vão além dos conteúdos curriculares. “Esta questão ambiental é fundamental, pois precisamos dar um outro sentido à vida no planeta. Hoje produzimos, em muitos casos, às custas da destruição da natureza. A situação fica a cada dia mais dramática”, observou o reitor.

Para o reitor, a tarefa imposta no momento é a de pensar novas formas de produção que estejam em sintonia com a salvaguarda do planeta. “E fazer com que toda esta mudança reflita nos currículos dos cursos”, concluiu.

Clique nas imagens abaixo para ver toda a programação da Semana.

semana_gestao_ambiental  Semana-Academica-Gestao-Ambiental-Programacao-Completa

Publicado em 26/05/2015, na categoria Notícias.