PDI: Reunião apresenta os objetivos estratégicos

DSC_4233O grupo responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel apresentou, na tarde desta sexta-feira (22), o estudo sobre os objetivos estratégicos que os grupos responsáveis pelos eixos temáticos desenvolveram.

Cada grupo ficou responsável por reunir as propostas de objetivos para cada eixo temático que foi definido durante a reunião que ocorreu no dia 17 de abril. Confira a notícia no link https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/04/22/reuniao-de-trabalho-define-eixos-tematicos-do-pdi/.

O trabalho foi realizado através de uma ferramenta desenvolvida dentro do Cobalto. A ferramenta proporcionou que todos os responsáveis pela elaboração do PDI conseguissem visualizar as propostas enviadas e cadastrar novas. Ao final, os grupos responsáveis por cada eixo fizeram a compilação de todas as sugestões e identificaram os objetivos gerais que foram apresentados nesta reunião.

Sobre o eixo Ensino, foram abordados temas referentes a qualificação dos processos educativos e formação profissional, estimulo de criação de novos cursos de pós-graduação, criação de políticas para o Ensino a Distância entre outros. Já na Pesquisa, as discussões giraram em torno da qualificação da graduação e da pós-graduação, conexão entre pesquisa, ensino e extensão e a ampliação de captação de recursos. Na Extensão, entre os assuntos abordados, o destaque foi o estimulo a produção extensionista e a aproximação entre a comunidade universitária e a comunidade externa através das atividades de extensão.

Sobre a Assistência Estudantil, foram abordados temas como a diminuição da retenção e ações para conter a evasão. A apresentação do tema sobre Gestão abordou aspectos como democracia e transparência, qualificação das condições de trabalho e estudo e o fortalecimento dos controles internos dos processos. Já na infraestrutura, questões como acessibilidade, urbanização, segurança e saneamento dos campi foram apresentados dentre os objetivos. O Eixo Gestão de Pessoas, priorizou temas sobre investimentos na qualificação, valorização, saúde e qualidade de vida dos servidores.

A reunião, aberta pelo reitor da UFPel, Mauro Del Pino, contou com a presença de diversos diretores de unidades acadêmicas e membros da Administração Central da Universidade.

Próximos Passos

Até esta terça-feira (26), os grupos receberão novas contribuições para o trabalho. O prazo para consolidação dos objetivos e textos é o dia 8 de junho. A previsão para a validação desta etapa do trabalho pelo coletivo de dirigentes é o dia 15 de junho.

Orçamento

Ao final do encontro, o tema do orçamento voltou à pauta com uma apresentação realizada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos. Foi realizado um relato sobre a situação do orçamento da UFPel e demais instituições públicas. Também foram apresentados os cálculos da Matriz Orçamentária que define os recursos de cada unidade acadêmica. Pelo fato do Decreto que regulamenta a execução orçamentária não estar disponível até o final da reunião, uma nova reunião será realizada com data a ser fixada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. Na reunião serão iniciados novos estudos sobre a Matriz Orçamentária.

Publicado em 25/05/2015, na categoria Notícias.