Campanha mostra quantidade de comida desperdiçada semanalmente no RU

DSC_1091-22Aproximadamente 800 quilos de frutas, verduras, legumes e água estão em exposição no Restaurante Escola (RU) Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Esse é o retrato preocupante do desperdício, exibido para quem quiser ver. A representação é mais uma das ações contra a prática negativa nos restaurantes do Capão do Leão e Centro.

Quando o “olho é maior do que a barriga”, as sobras dos pratos somam, aproximadamente, cem quilos por dia nos dois locais, entre almoço e jantar. O percentual varia, e pode chegar próximo ao volume exposto especialmente aos fins de semestre, quando a ansiedade da proximidade das provas acarreta que muita gente ou se sirva demais, ou não consiga, por indisposição ou nervosismo, de fato consumir o que serviu.

Os números também expostos no Restaurante do Capão do Leão alertam que, com as sobras e o resto de quatro dias, seria possível alimentar 880 pessoas.

Segundo a gerente do RU, Moema Zambiazi, o desperdício não está só na comida que sobra no prato, mas diz respeito, também, a toda a cadeia produtiva que resulta na comida à mesa.

Segundo ela, frequentemente são lançadas campanhas para chamar a atenção dos estudantes e lembrar que devem servir-se apenas da quantidade que irão consumir. “Quando fazemos os alertas, notamos que o desperdício diminui”, comenta.

A nutricionista do RU Centro, Lígia Roloff, orienta que, para evitar a prática, o essencial é ter bom senso. “Se não está com apetite, é coerente não deixar o ‘olho’ falar mais do que a fome”. Se necessário, é possível servir-se novamente.

Sustentabilidade
A UFPel abolirá permanentemente, a partir de 5 de junho, o uso de copos descartáveis na Instituição, incluindo os restaurantes universitários. A medida vem sendo adotada progressivamente desde o ano passado, quando começaram a ser distribuídas, entre a comunidade universitária, canecas plásticas para uso pessoal de alunos, professores e técnico-administrativos. A data foi escolhida em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre em 5 de junho.

O objetivo da ação é reduzir custos e o impacto ambiental. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) voltará a distribuir as canecas para quem ainda não tem o utensílio. Nos próximos dias será divulgado como obter a caneca. A maioria dos servidores e estudantes já recebeu o material em 2014.

Publicado em 21/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.