Proben realiza adequação da UFPel a portaria do MPOG

O Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) emitiu, em fevereiro deste ano, a portaria nº 23, que visa estabelecer boas práticas de gestão e uso de Energia Elétrica e de Água nos órgãos da Administração Pública Federal, além de dispor sobre o monitoramento de consumo destes bens e serviços.

Em relação a esta portaria a UFPel já executa, desde março deste ano, o preenchimento das informações sobre o consumo e as faturas de energia elétrica, de responsabilidade do LABCEE/Faurb, e de água, através de informações disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Infraestrutura, de todos os seus pontos de consumo, que são mais de 80.

Isto foi facilitado em função da existência, no âmbito da Universidade, do PROBEN (Programa de Bom Uso Energético), programa institucional que, desde 2006, faz o controle das faturas de energia elétrica da UFPEL, buscando disseminar a utilização eficiente de energia e reduzir os custos inerentes a este item.

Desde a sua implantação, o programa já reduziu o dispêndio de energia da Universidade em quase R$ 2,5 milhões, através de um controle rigoroso nas faturas dos pontos de consumo da universidade, verificando e alterando, se necessário, a contratação de demanda junto à concessionária, corrigindo o fator de potência das instalações que pagam sobretaxas e alterando a estrutura tarifária, se isto for vantajoso para a Instituição.

O PROBEN passou também a atuar, desde o ano passado, em um subprograma de conscientização da comunidade universitária, já tendo realizado diversas palestras para servidores e alunos de várias unidades da instituição. Nestas palestras, além de mostrar o funcionamento geral do PROBEN, também são passadas várias dicas de como pode ser reduzido o consumo de energia sem diminuir o conforto nas atividades desempenhadas, seja visual ou térmico.

O PROBEN possui um site próprio onde, além do regulamento do programa e seus objetivos, são passadas dicas, muitas das quais também fazem parte da portaria do MPOG, que podem ser replicadas inclusive fora do âmbito da universidade. A relação dos pontos de consumo da Universidade, com os consumos e gastos mensais, também são disponibilizados no site, para que as próprias unidades possam verificar o que estão consumindo. O link para a página é http://wp.ufpel.edu.br/proben.

As unidades interessadas em levar a palestra aos seus servidores e alunos podem entrar em contato através do e-mail proben.ufpel@gmail.com.

Publicado em 20/05/2015, na categoria Notícias.