Livraria e pós em Educação realizam debate sobre relações público-privadas na Educação

foto do livro No próximo dia 15, a Livraria da UFPel promove, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, debate sobre as relações público-privadas na área da Educação.

Na oportunidade, ocorre também o lançamento do livro “Novos modos de regulação das políticas educacionais no contexto da terceira via”, organizado por Maria de Fátima Cóssio e Rita de Cássia Rodriguez e publicado pela Editora da UFPel. O livro é resultado de discussões empreendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel e levanta questões referentes ao tema discutido nesse encontro.

Vive-se em um cenário que tem propiciado a participação de empresas privadas na gestão da área educacional, as quais acabam interferindo na formulação de políticas públicas através de consultorias, de financiamentos de pesquisas, entre outros, sendo oportuno discutir os processos de regulação da educação nacional e seus efeitos no âmbito da escola e no exercício do trabalho docente, bem como refletir sobre os conceitos e as práticas de regulação, notadamente no contexto das reformas educacionais como consequência das reformas do Estado implementadas nas últimas décadas.

Neste debate serão abordados os nexos entre a Terceira Via, a nova gestão pública e as novas formas de regulação da educação presentes nas políticas públicas, e a produção dos efeitos destas novas tendências na gestão escolar, nos currículos e no trabalho dos professores.

O evento, que tem início às 17h30min, é aberto à comunidade e terá como convidados especiais os professores das redes de ensino de Pelotas, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas relacionadas à Educação.

A Livraria da UFPel fica localizada no na praça Coronel Pedro Osório, 8 (esquina Barão de Butuí).

Publicado em 05/05/2015, na categoria Notícias.