Início do conteúdo

Audiência na Assembleia discute a Hidrovia Brasil – Uruguai

182335_GO diretor da Agência da Lagoa Mirim (ALM) da UFPel, Gilson Porciúncula, participou nesta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre, de audiência pública sobre a Hidrovia Brasil – Uruguai. O diretor, durante o encontro, falou sobre a importância fundamental da hidrovia para um maior desenvolvimento da região. Gilson Porciúncula destacou ainda sua preocupação com a revitalização da barragem eclusa do São Gonçalo, cujo projeto de restauração está sendo enviado ao Ministério dos Transportes.

O dirigente da ALM lembrou que  foi feito um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho e a barragem não está incluída no trabalho porque não é gerenciada pela Administração de Hidrovias do Sul, desta forma não havendo previsão de recursos para a barragem, administrada pela Agência da UFPel.

Um importante anúncio feito na audiência, ressaltou Porciúncula, foi que a primeira obra a ser executada da hidrovia será a dragagem dos acessos da Bacia da Lagoa Mirim. O traçado total da hidrovia irá do Uruguai até os portos de Estrela e de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul.

Publicado em 30/04/2015, na categoria Notícias.