Início do conteúdo

Reitoria propõe medidas para estudantes da Moradia Provisória

Diante dos episódios de violência envolvendo estudantes da Moradia Provisória da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ocorridos neste domingo (26), a reitoria reuniu-se na manhã desta segunda-feira (27) para definir medidas de apoio aos acadêmicos. Desde as 7h de domingo até o fim da tarde, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, esteve junto aos estudantes, providenciando liberação de internações e tentativa de contatos com familiares. O reitor, Mauro Del Pino, esteve em contato com autoridades competentes buscando garantir o reforço do policiamento próximo à Moradia Provisória, e estipulou a ampliação da vigilância da Universidade.

Apesar da garantia, por parte da Reitoria, de segurança no local, os estudantes optaram, por conta própria, por deixar a Moradia Provisória e instalarem-se no segundo andar da Casa do Estudante, atualmente interditado. Nesta manhã, a Reitoria reuniu-se para propor medidas de apoio aos alunos. Foram estipuladas três alternativas: o retorno dos moradores à casa Provisória, com garantia de segurança; a avaliação das condições das instalações do andar ocupado na Casa do Estudante, por engenheiros e técnicos da Universidade, com o objetivo de avaliar as condições para a permanência dos estudantes que lá passaram a noite; e liberação do auxílio-instalação para os que desejarem procurar outro local para se estabelecer. Este auxílio tem o mesmo valor do auxílio moradia e será concedido até a divulgação dos contemplados.

Durante a reunião, um grupo de estudantes veio à Reitoria reivindicar condições de segurança e de moradia. O reitor apresentou as propostas e, em contrapartida, os acadêmicos manifestaram-se sobre as dificuldades, principalmente na área de segurança, que enfrentam no local e o receio de retornar à Moradia Provisória. Conforme a Reitoria, a maior preocupação no momento é com o estado de saúde do aluno que permanece internado no Pronto-Socorro. Durante a reunião, o reitor informou que estudante será removido nesta tarde para o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).

Para atender os estudantes que se encontram abalados com os fatos, a Reitoria contatou o doutor em Psicologia Ney Bruck, doutor em psicologia das emergências. A partir das 14h, ele estará prestando apoio psicológico aos estudantes. Apesar das propostas oferecidas pela Reitoria, o grupo de estudantes optou por ocupar o gabinete do reitor e permanecem reunidos.
Após a análise dos técnicos sobre as condições do segundo andar da CEU, que está acontecendo no início desta tarde, a Reitoria buscará uma nova reunião com os estudantes.

Publicado em 27/04/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.