UFPel discute Plano de Desenvolvimento do APL Alimentos

apl2_1_35

Na quinta-feira (9), no auditório do Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, foi realizada reunião com representantes da Governança do APL ( Arranjo Produtivo Local ) Alimentos Região Sul, que são a UFPel, Capa, Embrapa, IFSul e Emater, e diversos docentes da Universidade, com a finalidade de discutir e elaborar propostas referentes ao Plano de Desenvolvimento do Arranjo.

A reunião teve início com a apresentação das intenções e os objetivos do APL pelo presidente da governança e membro da Embrapa Daniel Aquino. Em seguida, foi exposto pelo professor da UFPel Felipe Herrmann um diagnóstico detalhado e o Plano de Desenvolvimento, finalizando com a colaboração dos professores da Universidade e demais participantes através de ideias e propostas de ações. Em adição, na Universidade, um grupo de professores está estruturando projetos na área de gestão, assessoria técnica e capacitações e qualificação, assim atendendo uma série de demandas do plano de ação.

Um Arranjo Produtivo Local se trata de um conjunto de empresas e instituições de um mesmo território e que mantém vínculos de interação, cooperação, comércio, tecnologia e aprendizagem. Atualmente a iniciativa conta com financiamento da Agência Gaúcha para promoção do Investimento (AGDI), vinculada ao governo do Estado do RS.

Grande parte dos integrantes envolvidos neste arranjo se constitui de pequenas unidades familiares, tendo como principais atividades o processamento de frutas, hortaliças, mel e condimentos. A participação da UFPel representa o esforço de novas formas de interações acadêmicas com a sociedade, visando o adensamento da cadeia produtiva e a geração de trabalho e renda em âmbito regional.

Publicado em 24/04/2015, na categoria Notícias.