Gestores e diretores participam de reunião com o TCU

DSC_1976DSC_1954Ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), no Lyceu, uma reunião entre os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), a Administração Superior da UFPel e diretores de unidades a respeito da visão do TCU sobre o relacionamento das universidades com suas fundações de apoio e sobre como o Tribunal monitora estas atividades. A apresentação do TCU ainda apontou boas práticas para os convênios firmados e a administração dos convênios e projetos.

Durante a apresentação, foram abordadas as leis e as relações das instituições com as fundações de apoio. Entre os pontos destacados pelo TCU está a importância da transparência, de um Plano de Trabalho bem especificado, de controles internos e da Prestação de Contas e da análise das prestações por parte da administração. Segundo a auditora do TCU Sandra Pacheco, todos estes pontos são importantes para que o projeto não tenha irregularidades. “Há leis, decretos, portarias, mas a Universidade deve criar normas internas para controlar tudo”, disse, destacando ainda a importância de um esforço de adesão às normas por parte da comunidade acadêmica.

Após a apresentação, os auditores tiraram dúvidas dos gestores e diretores que estiveram presentes na reunião.

Confira o conteúdo da apresentação do TCU no arquivo Apresentação_UFPEL_Reduzida.

Auditoria

Dentro da rotina normal de trabalho e do planejamento de ações do TCU, três auditores do órgão de controle estão realizando, até o dia 30 de abril, uma auditoria específica sobre as relações da UFPel com suas fundações de apoio. André Kirchheim, Jorge José Martins Júnior e Sandra Brod Pacheco foram recebidos, na tarde do dia 13, pelo reitor Mauro Del Pino e pelo assessor da Reitoria Paulo Koshier, quando apresentaram o trabalho que estão começando na Universidade.

A auditoria avalia as relações com as fundações, os mecanismos de controle interno usados na Instituição nestes processos, os convênios e contratos envolvidos e a nova realidade das fundações na UFPel, que tiveram seus perfis e políticas modificados nesta gestão.

O Conselho Universitário da UFPel aprovou no fim de março uma resolução que normatiza, no âmbito da Instituição, as relações da Universidade com suas fundações. Os auditores revelaram já ter tido contato com o documento e avaliaram que a nova normatização poderá colocar as relações dentro do que preconizam as boas práticas da administração pública.

Publicado em 23/04/2015, na categoria Notícias.