Prédio da Química Industrial é entregue à comunidade acadêmica

DSC_1608 copyNa manhã desta sexta-feira (17), foi realizada a cerimônia de entrega do prédio do curso de Química Industrial da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A solenidade marcou a inauguração da segunda fase de obras no prédio, que deixou o local pronto para uso em sua integralidade – até então, apenas as salas de aula, banheiros e copa estavam sendo utilizados.

O prédio abriga quatro salas de aula, nove laboratórios, três banheiros, uma copa/cozinha, salas de professores – com espaço para reuniões -, arquivo, secretaria, Diretório Acadêmico, almoxarifado e sala de informática. O espaço será utilizado para os quase 700 alunos do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e pelo menos outros 12 cursos que têm a química entre seus componentes curriculares.

Entre os diferenciais do espaço, de 1,5 mil m2, estão um sistema de aproveitamento da água da chuva para uso nos sanitários, central de gases, climatização, tratamento químico dos efluentes dos laboratórios e uma subestação de energia – elemento essencial para o início das atividades nos laboratórios. A subestação também irá gerar energia e servirá a mais outros três prédios. O investimento para esta segunda fase foi de R$ 470 mil.

Homenagem
O novo espaço recebeu o nome da professora Ruth Néia Teixeira Lessa. Dedicação, comprometimento, força de vontade e coragem foram alguns dos adjetivos utilizados pelos presentes para descrever a docente, cuja trajetória na UFPel teve mais de 30 anos.

Idealizadora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química e Química Industrial, a professora, mencionaram os presentes, foi incansável em sua atuação. “Ruth Néia foi uma pessoa agregadora, dona de uma força interior invejável, que exerceu suas funções até o último dia. Sempre lutou pela melhoria desta unidade de trabalho”, lembrou a diretora adjunta do CCQFA, professora Alzira Yamasaki.

A coordenadora do curso de Química Industrial, professora Raquel Jacob, fez menção, também, ao apoio de alunos e professores que se envolveram com a estruturação do espaço. “Esse prédio foi idealizado para a valorização da química. Vamos agregar outros cursos e demonstrar o espírito de universidade”, pontuou.

Representando a família da homenageada, a irmã de Ruth Néia, Rosângela Lessa, falou da dedicação ao ensino da química que a professora teve como sua missão de vida. “Estamos satisfeitos em ver que a memória dela será perpetuada por muitas gerações. Desejamos que usem esse prédio por muitos e muitos anos, recebendo milhares de estudantes e sendo fator decisivo para o estudo da química na região”, disse.

O diretor do CCQFA, professor Rui Carlos Zambiazi, destacou a incansável busca de desafios de Ruth Néia e a evolução que o espaço trará para os acadêmicos. “Certamente oportunizará um aumento da produção científica, qualificará o ensino de graduação e pós-graduação e ampliará a participação de discentes vinculados a esses laboratórios”, afirmou.

Fonte de inspiração
DSC_1731Em seu pronunciamento, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, fez referência ao espaço como um símbolo da perseverança e da dedicação sempre presentes no trabalho da homenageada. “A Universidade não são apenas prédios ou diplomas. Ela se constitui de pessoas, projetos, ideias. É uma instituição viva e compromissada. Que esse espaço sirva como fonte de inspiração para cada docente como meta a seguir e por cada estudante como representação de dedicação, realização de sonhos e desejos alcançados”, disse.

Na ocasião, o reitor falou ainda sobre o interesse da gestão em relação a melhorias no Campus Capão do Leão. Uma das menções foi a respeito de outras quatro subestações de energia que estão em processo de elaboração. Del Pino adiantou que, ao longo de 2015, a intenção é que esteja estabelecido o suprimento de energia elétrica adequada para o Campus, inclusive para atividades à noite.

Laboratórios
Estão localizados no Prédio Ruth Néia Teixeira Lessa os laboratórios de Química Geral, Química Inorgânica, Química Analítica e Ambiental, Físico-Química, Química Orgânica, Tecnologias e Operações Unitárias, Análise Instrumental 1 e 2 e Laboratório de Preparo de Aulas.

Publicado em 17/04/2015, nas categorias Destaque, Notícias.