Início do conteúdo

UFPel não vazou relatório sobre concessão de bolsas, aponta CGU

A Controladoria Regional da União (CGU) no Rio Grande do Sul disponibilizou documentação em que atesta que a Universidade Federal de Pelotas não vazou relatório inacabado sobre concessão de bolsas – ao contrário do que afirmou notícia veiculada pela Rádio Gaúcha em fevereiro deste ano.

Em ofício, a entidade informa que por falha de comunicação entre a Assessoria de Comunicação da Controladoria Geral da União em Brasília e a Regional em Porto Alegre houve divulgação equivocada de que o Relatório de Auditoria Nº 201410490 – que trata de análise das concessões de bolsas de pesquisa no âmbito da UFPel – estaria inacabado. No entanto, o relatório estava homologado e pronto para ser publicado na Internet, restando apenas a manifestação dos gestores acerca da existência de dados sigilosos – o que ocorreu no dia 09 de fevereiro de 2015 por meio de ofício da UFPel.

Na mesma data, a Controladoria Regional foi procurada por telefone pelo Gabinete do Reitor da UFPel, solicitando autorização para a divulgação do teor do relatório. Isso seria feito no dia seguinte em entrevista coletiva. Como os trâmites internos para divulgação já haviam sido cumpridos, restando apenas a publicação na internet, a Controladoria autorizou a divulgação por parte da UFPel.

O documento finaliza apontando que “não há que se falar em vazamento de relatório, nem possíveis punições aos gestores da UFPel, haja vista que sua divulgação foi autorizada por esta CGU-Regional/RS”.

Confira o Ofício da CGU em  Resposta Ofício 051-2015 .

Publicado em 16/04/2015, na categoria Notícias.