Início do conteúdo

Gestão Ambiental Transfronteiriça será discutida em encontro

Em um mundo no qual as fronteiras políticas se tornam cada vez mais voláteis e a velocidade de informações aumenta exponencialmente, novas questões e atores assumem o protagonismo no cenário internacional, em especial na área ambiental. Para discutir este contexto, o curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 28 de abril, o II Encontro de Gestão Ambiental Transfronteiriça. O evento será realizado no Auditório Simon Bolívar, do Centro de Integração do Mercosul, a partir das 14h.

Conforme o coordenador do evento, professor Maurício Pinto da Silva, a agenda internacional do meio ambiente tem trazido relevantes trabalhos para o desenvolvimento de ações em prol de um regime transnacional, na convergência do plano ambiental internacional. Exemplos são a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92; a Conferência de Johanesburgo, África do Sul, em 2002; e a Conferência Rio + 20 também na cidade do Rio de Janeiro. Esse movimento também se evidencia nos demais instrumentos da ordem ambiental internacional, como o Relatório de Brundtland, o Protocolo de Kyoto, a Convenção do Clima e a Convenção da Biodiversidade.

O docente destaca que os desafios ambientais estão cada vez mais presentes e com maior densidade na agenda internacional e também nas diversas agendas multilaterais. Contudo, aparecem não apenas como questões de proteção ambiental, mas principalmente como questões complexas de segurança nacional – fronteira terrestre, aérea e marítima (Amazônia Azul) – segurança energética, humana, alimentar e de desenvolvimento sustentável. “Os desafios socioambientais permeiam toda a organização social, política, econômica e ambiental dos Estados nacionais”, pontua.

A atividade é uma promoção da disciplina de Geopolítica, Fronteiras e Governança Internacional. A inscrição é gratuita e deve ser feita diretamente no local. Os assentos são limitados. O Centro de Integração do Mercosul fica na rua Andrade Neves, 1.529.

Veja a programação:
Abertura – 14h
Professor Jabr Omar – Diretor do Centro de Integração do Mercosul (CIM/UFPel)
Professor Celso Elias Corradi – Coordenador do curso de Gestão Ambiental
Professor Maurício Pinto da Silva – Coordenador do II Encontro de Gestão Ambiental Transfronteiriça
Palestra IO conflito internacional pelas Águas
Palestrante: Professor Rodrigo de Souza Corradi
Mediador: Professor Fábio Amaro da Silveira Duval
Palestra IIA Agência de Desenvolvimento da Bacia Lagoa Mirim: desafios transfronteiriços
Palestrante: Professor Gilson Simões Porciúncula
Mediador: Professor Celso Elias Corradi

Publicado em 07/04/2015, na categoria Notícias.