UFPel incentiva a Carona Solidária

IMG_1461Uma forma alternativa de se locomover e diminuir o número de veículos na rua está sendo incentivada na UFPel. A Carona Solidária consiste em ceder os assentos que sobram no carro para algum conhecido, podendo ser feito um revezamento para diminuir o número de viagens, além da poluição sonora e do ar.

A Carona Solidária na UFPel é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PRAINFRA) e seu Núcleo de Transporte que, através do então pró-reitor Gilson Porciúncula, sugeriu que fossem colocadas placas nos campi indicando os pontos de carona. Na ocasião, já havia uma placa no Campus Capão do Leão.

Segundo o chefe do Núcleo de Transporte, Jeremias Lerm, “a iniciativa pretende apoiar a carona entre colegas de trabalho ou curso que são facilmente identificados”, para que a segurança não seja comprometida.

No dia 22 de setembro de 2014, a Prefeitura de Pelotas realizou o Projeto Carona Solidária em apoio ao Dia Internacional Sem Meu Carro, como parte da Semana da Mobilidade. A UFPel foi convidada a participar, o que incentivou a iniciativa da carona dentro da universidade.

A arte das placas foi feita pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), e a PRAINFRA as colocou nos lugares no dia da Calourada, 13 de março. Os pontos escolhidos por enquanto foram em frente à Biblioteca do Anglo, na praça ao lado da Alfândega e Cotada e em frente à FAUrb. Posteriormente poderão ser contemplados outros pontos.

Publicado em 31/03/2015, nas categorias Destaque, Notícias.