Pró-reitor de Planejamento é eleito coordenador de Comissão no Forplad

Em reunião realizada em Aracaju, de 18 a 20 de março, o FORPLAD (Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Universidades Federais) elegeu seus novos coordenadores da Comissão de Planejamento e Avaliação. Luiz Osório Rocha dos Santos, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, e a professora Mariomar de Sales Lima, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFAM – Universidade Federal do Amazonas, foram eleitos, respectivamente, coordenador e vice-coordenadora da Comissão.

A Comissão de Planejamento e Avaliação tem a responsabilidade de  identificar boas práticas e de estudar e propor alternativas que possam ser úteis para institucionalizar e aperfeiçoar a cultura do planejamento e avaliação nas universidades.

Atualmente, a Comissão trabalha em quatro ações: (1) constituição de um rol de indicadores básicos para a IFES; (2) indicação de estrutura organizacional básica para as pró-reitorias  planejamento, a partir de conceito de planejamento validado pelo FORPLAD; (3) realização de estudos relevantes sobre o ensino, como foco inicial em evasão e retenção e (4) elaboração de sistema informatizado que integre planejamento e orçamento, a partir do projeto institucional.

Nesta última reunião plenária da Comissão, ficou deliberada a retomada de estudos sobre a avaliação, como um tema articulado com o planejamento e a regulação.

O FORPLAD tem em sua estrutura: Coordenação Nacional e três Comissões Temáticas (de Administração, de Planejamento e Avaliação e de Modelos) que, no seu conjunto, formam a Coordenação Geral do Fórum.

O papel do FORPLAD é de prestar assessoria à ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior em assuntos administrativos, de planejamento e avaliação e na elaboração de modelos para distribuição de recursos entre as universidades.

O plenário da Comissão de Planejamento e Avaliação é formada por todos os Pró-Reitores de Planejamento e a Comissão propriamente dita é formada por dez pró-reitores, sendo dois de cada região do Brasil. Integram também a Comissão um representante do Colegiado de Pesquisadores Institucionais e um representante do Colegiado de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Publicado em 24/03/2015, na categoria Notícias.