Palestra de Steven Dubner abre atividades de capacitação da UFPel em 2015

DSC_0029 Abrindo as atividades de capacitação voltadas para os servidores da Universidade Federal de Pelotas, o auditório do novo bloco do Centro de Artes recebeu na tarde desta quarta-feira (18) a palestra do professor de educação física e fundador da Associação Desportiva para Deficientes, Steven Dubner. A atividade foi promovida pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e faz parte do programa de capacitação dos docentes e técnicos administrativos da UFPel.

A programação da tarde foi aberta com a apresentação do Grupo Universitário de Dança (Grud), projeto de extensão da Escola Superior de Educação Física. O grupo trouxe diversas coreografias, com movimentos do balé clássico, sapateado americano e dança contemporânea.

DSC_0056Logo em seguida, o reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, realizou a abertura oficial do momento. Para tanto, convidou a estarem junto com ele o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, e a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Sílvia Barcellos. Del Pino lembrou a importância das iniciativas de desenvolvimento de pessoal e destacou o trabalho feito pela equipe da pró-reitoria nesse sentido.

A palavra então foi passada ao palestrante da tarde. Em um momento motivacional, Dubner trouxe exemplos de pessoas com deficiência que superaram suas limitações físicas para alcançar grandes feitos, com foco no esporte. Entre as conquistas lembradas pelo palestrante estiveram a equipe paralímpica brasileira, que geralmente conquista um número muito superior de medalhas nas competições do que a própria delegação olímpica.

DSC_0072A partir das reflexões surgidas dos casos de superação esportiva das pessoas com deficiência, o professor buscou lições que podem ser adotadas no dia-a-dia dos servidores da UFPel. Uma das lições é a de não levar a vida tão à sério, ilustrada com diversas passagens de sua vida e dos seus atletas, que seguidamente brincam com sua condição.

“Vou falar uma coisa pra vocês com a maior certeza da minha vida: ter um filho, esposa ou amigo deficiente é a melhor coisa da vida”, afirmou Dubner, explicando que a presença dessa realidade traz uma possibilidade maior de ousar e tentar coisas que não eram imaginadas. “Nesse processo de ousar e tentar, vai se errar. Mas se permitam errar”, disse.

DSC_9037Assim é possível saber o que o ser humano pode realmente fazer: “Vocês têm fé em tanta coisa nessa vida. Peguem 1% dessa fé e coloquem em vocês mesmos”. Dessa forma, ele afirmou que cada um poderá ser feliz do seu jeito.

Encerrando a palestra, o professor explicou que o valor pago pela sua presença na UFPel é revertido em cadeiras de rodas para crianças carentes atendidas pela Associação Desportiva para Deficientes. Segundo Dubner, a próxima criança a receber a cadeira, ao saber que ela seria doada, ficou muito feliz. O palestrante afirmou que essa doação transforma a vida desses pequenos, que a partir de agora, poderão frequentar a escola e as atividades da ADD.

Publicado em 20/03/2015, nas categorias Destaque, Notícias.