Pesquisa realizada por docente da Psicologia da UFPel é destaque no Fantástico

Uma pesquisa realizada pelo professor do curso de Psicologia da UFPel Hudson de Carvalho, junto a pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) ganhou destaque na última edição do programa Fantástico, da TV Globo, exibido no último domingo (1º).

A reportagem usou como fonte o artigo intitulado “What doesn’t kill you makes you stronger and weaker: How childhood trauma relates to temperament traits”, publicado no periódico científico Journal of Psychiatric Reasearch e disponível neste link, que avalia a relação entre trauma na infância, como experiências de abuso e negligência, e o temperamento na vida adulta.

Os resultados da pesquisa mostram que um perfil de temperamento mais desfavorável à adaptação, como, por exemplo, baixa vontade e alto medo, está relacionado a traumas emocionais e ao abuso sexual. Já alguns traços adaptativos, como elevados índices de vontade e maturidade e mais baixos em medo, estão associados a níveis crescentes de trauma físico em homens, mas não em mulheres.

Essa pesquisa enfatiza o efeito negativo do trauma emocional e a capacidade de resiliência de pessoas diante de trauma físico, o que pode se traduzir inclusive na expressão mais adaptativa de traços psicológicos.

A íntegra da reportagem pode ser acessadas neste link.

Publicado em 04/03/2015, na categoria Notícias.