Dois Anos de Gestão: Convênios ganham organização, controle e informação

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

A equipe técnica da Coordenação de Convênios, após diagnóstico, está organizando o fluxo de informações e criando controles primários para o setor. Entre as ações, a criação de controle de processos, a padronização dos modelos, o mapeamento dos processos de convênios e cursos de aperfeiçoamento.

Com o desenvolvimento do Manual Técnico de Procedimentos, a Coordenação de Convênios instituiu modelos de documentos visando à padronização do envio de informações, bem como o controle dos dados produzidos.

O Manual de Convênios informa sobre a celebração, criação e execução de convênios. Produzido em abril de 2014 pelo Núcleo de Análise de Prestação de Contas de Convênios (NAPCC), com o objetivo de regrar a execução e prestação de contas de Convênios, será reeditado em uma nova versão, espelhando as ações realizadas de organização e otimização de fluxo de informações. As ações realizadas trouxeram agilidade na busca e entrega de informações aos usuários de convênios.

Núcleo

Em 2014, foi criado o NAPCC, vinculado à Pró-Reitoria Administrativa, com o objetivo de colocar em dia o alto número de processos de análise de prestação de contas de convênios em atraso datados de 2005 a 2012. Além de analisar as prestações de contas, o Núcleo faz o levantamento dos dados e valores conveniados, repasses financeiros, circulação das informações, emissão de pareceres, regulamentação e padronização das ações de análise, resposta aos órgãos de controle e rotinas administrativas.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 03/03/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.