Dois Anos de Gestão: ALM apoia setor primário, fortalece integração e desenvolve municípios

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

Uma forte atuação no apoio ao setor primário, especialmente da piscicultura e da vitivinicultura, o fortalecimento da integração com o Uruguai e a colaboração no desenvolvimento de municípios da região, na área do saneamento básico, marcam o trabalho da Agência da Lagoa Mirim (ALM) desde 2013.

DSC_5440 A Agência vem promovendo o fortalecimento da cadeia da piscicultura nos municípios do entorno da Lagoa Mirim. Foram realizados um dia de campo (foto), com participação de mais de 300 produtores, cursos de capacitação de estudantes em piscicultura e distribuições de alevinos a pequenos produtores da região. Em apenas uma das distribuições, foram entregues dez mil alevinos a assentados de Arroio Grande.

Ainda na área primária, a ALM realiza ações de desenvolvimento e fortalecimento da vitivinicultura na região. Dados são pesquisados e discutidos com a comunidade, visando o desenvolvimento sustentável nas faixas de fronteira do RS e de SC.

Integração

A Agência tem trabalhado na construção da hidrovia Brasil Uruguai, participando de reuniões com comissões dos dois países e com órgãos do governo brasileiro. Neste sentido, a ALM tem tratado da revitalização da Barragem Eclusa do canal São Gonçalo, com vistas a atender às demandas da hidrovia binacional.

Saneamento

O desenvolvimento dos Planos Básicos de Saneamento de São José do Norte, Arroio do Padre e Arroio Grande é tarefa que está sendo cumprida pela Agência.

Planejamento

A ALM está elaborando seu planejamento estratégico. Foi concluído o diagnóstico da estrutura, relações, projetos e ações para, a partir daí, construir o Planejamento Estratégico integrado com o ensino, com a pesquisa e com a extensão da UFPel. Neste período, a Agência vem estreitando laços com o Ministério da Integração Nacional.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 03/03/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.