Dois Anos de Gestão: Um novo padrão de qualidade na Editora e Livraria

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

Um Conselho Editorial renovado, uma livraria inovadora em estilo e melhor localizada, um padrão de qualidade superior na produção dos livros, novos equipamentos e novo site. Este conjunto de ações marca fortemente a Editora, Gráfica e Livraria da UFPel nestes dois últimos anos.

Conselho

Em 2013, a Editora renovou seu Conselho Editorial. Um total de 16 vagas foram preenchidas, entre titulares e suplentes, de forma equânime entre as oito grandes áreas de conhecimento, a saber Ciências Matemáticas e Naturais; Engenharias e Computação; Ciências Biológicas: Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Agronômicas e Veterinárias; Ciências Humanas; Ciências Socialmente Aplicáveis e Linguagens e Artes. O Conselho está formado até este ano de 2015. A primeira reunião foi realizada em agosto de 2013. Além dos conselheiros e da equipe da EGU, a reunião contou, também, com a presença do reitor Mauro Del Pino.

Passe Livro

lirosFoi lançado, na 41ª Feira do Livro de Pelotas, em 2013, o Passe Livro – programa voltado à comunidade universitária – professores, servidores técnico-administrativos e alunos da Universidade, cujo objetivo é a promoção de descontos na aquisição de livros junto à Livraria Universitária, facilitando o acesso às obras e incentivando o hábito da leitura.

Feira da Livro

Em 2014, a presença da UFPel na Feira do Livro foi marcada pela Feira Literária: Uma Nova Leitura de Mundo, que ocorreu de 30 de outubro a 16 de novembro, nos espaços do Casarão 8. Ocorreram diversas atividades, com participações de autores com obras já publicadas e com lançamentos de obras inéditas. A Feira Literária da UFPel ocorreu de forma concomitante à Feira do Livro de Pelotas.

Livraria Café

unnamedDesde 2013, a comunidade conta com um espaço diferenciado, a Livraria Café UFPel, que passou a funcionar no Casarão  8 da praça Coronel Pedro Osório. A Livraria foi inaugurada na Feira do Livro daquele ano, ganhando em localização, em pleno centro de Pelotas, e também em valor cultural e arquitetônico do prédio que a recebe.

Coleção Teses e Dissertações

Outra ação no primeiro ano de Gestão foi o lançamento da Coleção “Teses e Dissertações”, com 12 obras, numa parceria da Editora com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Os trabalhos pertencentes à coleção fazem parte das atividades de pesquisa e formação de um conjunto de pesquisadores da Universidade.

2014

Em 2014, foi promovido um processo de reestruturação que beneficiou a produção de livros com projeto editorial e design gráfico avançado e diferenciado. Além disso, foi estabelecido um novo padrão de qualidade, que colocou a UFPel numa posição destacada no cenário das editoras universitárias brasileiras e contribuiu para a disseminação do conhecimento e a promoção da cultura. A EGU buscou fortalecer e ampliar os procedimentos de entrada de submissão de títulos, consolidando o padrão de análise das obras e estruturando o funcionamento do setor de vendas de livros na Livraria.

Equipamentos

Em 2014, a Editora e Gráfica adquiriu equipamentos novos para impressão de livros com maior qualidade, passando a atender ainda melhor seus clientes internos e externos.

Arte {entre livros}

livrariaFoi realizada a primeira edição do encontro Arte Entre Livros. O evento teve por objetivo reunir diversas formas de manifestações artísticas em interlocução com o Espaço Livraria Café da UFPel. A programação incluiu poemas, vídeos, música, desenho, pintura e malabares, além de outras intervenções e performances. Foram convidados especiais desse encontro alunos do ensino médio do Colégio Municipal Pelotense.

Novo Site

Entrou no ar o novo site da Editora e Gráfica Universitária, cujo endereço é wp.ufpel.edu.br/editoraufpel. No site estão variadas e importantes informações com relação às atividades e produções da EGU, bem como dados do acervo da Livraria Universitária, que conta com mais de cinco mil títulos acadêmicos e literários, e resenhas das obras disponíveis para aquisição. Além disso, orientações pormenorizadas sobre a submissão de trabalhos, com vistas à publicação; notícias; histórico da unidade; contatos; e editais podem ser encontrados.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 26/02/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.