Dois Anos de Gestão: Processos seletivos são aprimorados

No dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completou dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

Há dois anos, a UFPel vem aprimorando seus processos de seleção, tanto de servidores quanto de estudantes. O trabalho é feito pela Coordenação de Processos de Seleção e Ingresso (CPSI), que realizou 41 concursos públicos e duas edições do Pave (Programa de Avaliação da Vida Escolar), em processos desenvolvidos de maneira a seguir fielmente os ritos e trâmites estabelecidos pela legislação federal.

Neste sentido, a Gestão buscou aprimorar constantemente os regramentos e procedimentos atinentes à seleção e ingresso, a exemplo do que ocorreu com as normas que padronizaram o ingresso na classe “A” por parte dos servidores da carreira do magistério superior da Universidade.

DSC_0067 A busca incessante pela observância dos princípios constitucionais da administração pública fez com que fosse instituída uma nova cultura organizacional na equipe da CPSI, de forma a zelar-se pela transparência dos serviços prestados, mantendo-se, de maneira eficaz, um espaço para a construção de processos seletivos éticos, transparentes e que viabilizassem igualdade de condições entre os participantes dos certames.

Para tanto, medidas foram tomadas, visando qualificar as condições de trabalho, realizando-se a compra de equipamentos para viabilizar as rotinas do setor, bem como concretizando-se um contrato de manutenção das máquinas de impressão.

O êxito dos concursos também se deve à participação ativa de diversos segmentos da UFPel que contribuíram nestes processos. Na esteira disso, cabe ressaltar  a importante parceria de de órgãos externos que também contribuíram significativamente, destacando-se as parcerias com a Polícia Federal, com a Secretaria de Transportes e Trânsito, com a Brigada Militar e com o Ministério Público.

Na foto, a entrega da lista dos aprovados no Pave de 2014.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 23/02/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.