Pós em Química realiza seminário nesta segunda (23)

O Programa de Pós-Graduação em Química realizará, na segunda-feira (23), às 9h, o seminário Pré-Concentração por Ring-Oven em Espectroscopia de Emissão Óptica em Plasma Induzido por Laser (LIBS). O local será o mini auditório do CCQFA, no campus Capão do Leão, sendo ministrante o professor Celio Pasquini, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Resumo do seminário

A técnica espectroanalítica denominada Espectroscopia de Emissão Óptica em Plasma Induzido por Laser (LIBS) tem amadurecido e encontrado seu nicho dentre as aplicações analíticas que necessitam de características microanalíticas, como alta resolução espacial. A técnica é muito simples e baseada na ablação e excitação de espécies elementares produzidas por um único pulso de laser focalizado sobre a superfície da amostra. No entanto, a aplicação da técnica LIBS em amostras líquidas encontra diversos obstáculos devido à baixa reprodutibilidade e aos altos limites de detecção obtidos. Uma possível solução para estas dificuldades está na transferência dos analitos presentes nas amostras líquidas para substratos sólidos, que são posteriormente medidos por LIBS. No entanto, esta transferência é normalmente acompanhada de uma diluição do analito no substrato sólido, o que contribui ainda mais para a redução da sensibilidade analítica da técnica. Nesta palestra será apresentada a técnica de pré-concentração por Ring-Oven, inventada pelo Prof. Weisz na década de 1960. A técnica, que emprega instrumentação muito simples, se caracteriza pelo uso de pequenas quantidades de amostra, não utiliza solventes orgânicos e permite que fatores de pré-concentração de até 250 vezes sejam facilmente obtidos durante a transferência dos analitos para a fase sólida. No entanto a eficiência do processo de pré- concentração somente pode ser integralmente explorada se uma técnica micro analítica (como LIBS) for utilizada na medida do material pré-concentrado. Exemplos que demonstram a sinergia entre LIBS e Ring-Oven serão mostrados.

Sobre o palestrante

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1981), doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e pós-doutorado pelo King’s College – London, Inglaterra (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Atua na área de Química, com ênfase em Química Analítica, principalmente nos seguintes temas: análise por injeção em fluxo, análise em fluxo monossegmentado, análise multivariada, espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), espectroscopia de emissão em plasma induzido por laser (LIBS), espectroscopia terahertz no domínio do tempo (THz-TD) e desenvolvimento de instrumentação analítica (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6741344424648342).

Publicado em 19/02/2015, na categoria Notícias.