Odontologia hospitalar é diferencial no HE

1 (Copy)A odontologia hospitalar ainda não é uma realidade de muitos hospitais espalhados pelo Brasil. No entanto, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) tornou realidade a prestação de um serviço essencial para o desenvolvimento de atividades de atenção à saúde respeitando a integralidade do ser humano.

A odontologia, histórica e genericamente, contribuiu com o ambiente hospitalar através das áreas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Estomatologia e Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, cabendo ao odontólogo clínico geral esporádicas contribuições na forma de consultorias e de intervenções em pacientes sob anestesia geral. Porém, no HE UFPel, há cinco anos, através da Residência Multiprofissional em Saúde, o cirurgião-dentista clínico geral desenvolve de forma relevante e sistemática suas atividades profissionais na busca pela integralidade da atenção em saúde.

Esse trabalho é desenvolvido por docentes, odontólogos contratados, servidores da UFPel e alunos de graduação e pós-graduação. Na atuação da odontologia Clínica Geral, todos os cenários hospitalares são contemplados, seja pela rotina ou pela solicitação de serviços, como Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), Quimioterapia e Rede de Urgência e Emergência (RUE). A importância do serviço está na contemplação à integralidade da atenção em saúde, promovendo ao paciente um serviço qualificado em tempo hábil e oportuno contribuindo para o tratamento sistêmico deste.

2 (Copy)Atualmente, quase todos os procedimentos odontológicos são realizados no hospital (exceto a endodontia – especialidade responsável pelo estudo da polpa dentária, do sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais). “O objetivo é estimular a resolutividade de problemas no próprio ambiente hospitalar em pacientes que não permitem momentaneamente, por sua condição, o atendimento em consultório odontológico”, explicou o cirurgião-dentista José Ricardo Sousa Costa.

Um grande número de hospitais conta com a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, mas a grande diferença do HE é a prestação de serviços pelo clínico geral. O serviço de odontologia é prestado da mesma maneira como que em um consultório, a diferença é que adequações são feitas, tendo em vista a estrutura diferente junto aos leitos hospitalares e/ou bloco cirúrgico. Por ainda não ter consultório odontológico – mas já com espaço destinado para a construção – alguns procedimentos são realizados na Faculdade de Odontologia da UFPel. Atualmente, são 12 dentistas (professores, preceptores e residentes) atuantes no hospital, ilustrando uma disponibilidade de recursos humanos não comum em outras regiões do Brasil.

Os procedimentos respeitam as limitações relacionadas à saúde geral de cada paciente.  “É importantíssima a atuação da odontologia em nosso cenário assistencial. Não temos dúvida da diferença que esses profissionais fazem na vida dos pacientes”, afirmou a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HE, Camila Schwonke. As atividades são desenvolvidas a pacientes internados nos diferentes cenários hospitalares, de segunda a sábado, no período da manhã e da tarde, no Hospital Escola, rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 19/02/2015, nas categorias Destaque, Notícias.