Especialização em Saúde da Família tem defesas em Teresina

A Especialização em Saúde da Família do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (UNA-SUS/UFPel) esteve em Teresina, no Piauí. Durante o fim de semana, 7 e 8 de fevereiro, mais de 60 defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso ocorreram nos salões de evento do Hotel Gran Arrey, na capital piauiense.

A abertura, que aconteceu na manhã deste sábado, contou com a presença do secretário de Saúde do Piauí, Francisco de Assis Costa, do Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, Helder Nunes da Cunha, da coordenadora estadual do Provab/Mais Médicos, Caroline Costa Amaral, da representante do COSEMS e secretária de Saúde de Beneditinos, Leopoldina Feitosa, do representante da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Bernardo Eustáquio Vila e da representante descentralizada do Ministério da Saúde no Piauí, Lígia Borges, além da coordenadora do curso, Anaclaudia Fassa e da coordenadora pedagógica da especialização, Elizabeth Fassa.

Para o secretário Estadual de Saúde, o programa traz a oportunidade de melhorar a assistência na atenção básica de saúde. Costa ressaltou ainda a importância da educação permanente dos profissionais da área. “Desejo que possamos dar seguimento a esta parceria”, afirmou o secretário. Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFPI, a Especialização é o início de um processo de aprendizado e ganhos, segundo ele, “não só para a saúde, mas também para a qualificação do mercado de trabalho”.

Bernardo Eustáquio Vila, representando a Organização Pan-Americana de Saúde, ressaltou a importância da especialização para o aperfeiçoamento do trabalho na unidade básica no Piauí e no Brasil. “Nos sentimos parte e parceiros desse programa”, declarou Vila. A coordenadora pedagógica do curso, Elizabeth Fassa, encerrou as falas da mesa destacando a mudança de mentalidade que o Provab e o Mais Médicos vem promovendo. Conforme ela, é possível observar nas defesas a evolução de pensamento nos jovens profissionais que fazem parte do programa. “São muitos os profissionais que manifestam ter descoberto uma nova forma de se relacionar com os usuários do SUS”, assegurou Elizabeth.

A maratona de defesas dos TCC’s da Especialização em Saúde da Família foi iniciada na cidade de Pelotas, entre 28 e 30 de janeiro. O evento já passou por Natal, nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia 11, é a vez de Manaus receber as defesas da Especialização.

SERVIÇO

– Teresina/RN, dias 07 e 08 de fevereiro, a partir das 8h30min, no Hotel Gran Arrey – Rua Jaime da Silveira, 433, São Cristovão. F: (86) 3214 9292

– Manaus/RN, dia 11 de fevereiro, a partir das 8h30min, no Hotel Comfort – Avenida Mandi, 263 – Distrito Industrial I. F: (92) 2123-8999

Publicado em 09/02/2015, na categoria Notícias.