Ibram oferece intercâmbio, para mestrandos e doutorandos, com a França

A Coordenação de Relações Internacionais da UFPel está informando que o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) concederá a estudantes brasileiros de mestrado ou doutorado bolsas de intercâmbio para a França. Os bolsistas participarão do Seminário Internacional de Verão de Museologia durante duas semanas. Esta parceria com a Escola do Louvre também dará a oportunidade para os selecionados estagiarem em museus franceses, incluindo o lar da mais famosa pintura de Leonardo Da Vinci.

Serão três bolsas, uma para um servidor do IBRAM e outras duas para o público em geral. De 31 de agosto a 30 de novembro, os estudantes morarão em Paris e receberão auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento.

Nº Bolsas: 3

Tipo: Programas de Intercâmbio / Bolsas.

Local: França.

Características: Os selecionados receberão auxílio para os três meses de estadia na França, sendo: Mensalidades para os três meses de intercâmbio Auxílio instalação (pago somente uma vez) Seguro saúde Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e de volta em classe econômica para o trecho Brasil-França-Brasil. O auxílio deslocamento destina-se ao custeio de todas as despesas referentes à aquisição de passagens aéreas ou terrestres no trecho Brasil-França-Brasil, entre a cidade de residência no Brasil e a de estudos na França. O IBRAM não concederá recursos adicionais para esta finalidade.

Para participar, os candidatos devem ser brasileiros fazendo cursos nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia ou Etnologia. Estudantes de áreas referentes a Humanidades ou Ciências Sociais também serão contemplados, desde que seus projetos tenham relação com Museologia ou História da Arte. São também considerados requisitos: certificados de proficiência na língua francesa, residir no Brasil durante todo o processo de seleção e não ter recebido bolsas de pós-graduação do governo. Estudantes estrangeiros ou com nacionalidade francesa acumulada não poderão participar. As inscrições podem ser enviadas para o e-mail asint.selecao@museus.gov.br até 16 de março de 2015.

Mais informações em http://bolsas.universia.com.br/BR/beca/233128/bolsas-intercambio-frana.html .

Publicado em 03/02/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.