Dois anos de Gestão: qualificação do Ensino com responsabilidade

No domingo, dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completa dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

mesa Na graduação um dos grandes avanços foi o desenvolvimento do Sistema Acadêmico que está em fase de conclusão e irá administrar todas as etapas do registro acadêmico, desde o ingresso até a diplomação.

A qualificação do ensino foi um dos pontos trabalhados, com a construção de um plano de trabalho com o objetivo de diminuir a evasão e a repetência, com uma forte ação de incentivo à qualificação do quadro docente. Na área de projetos, foram qualificados os Programas de Mobilidade Acadêmica e de Bolsas de Iniciação ao Ensino.

Outro destaque foi a implementação de Núcleos para tratar das políticas de cotas e auxiliar os estudantes com deficiências. Entre as ações, destaca-se o atendimento Psicopedagógico aos estudantes, discussão sobre adaptação do currículo dos alunos, levantamento do público envolvido e auxílio nos cursos de Libras.

DSC_0113Em 2014, a PRG realizou a I Mostra de Ensino, vinculada ao Ensino de Graduação (PIBID, PET, Tópicos em Matemática Elementar, LIFE, Pró-Saúde/PET Saúde). A Mostra teve expressiva apresentação de pôsteres e realização de debates em mesas-redondas sobre temas como políticas afirmativas, currículo e políticas de formação inicial e continuada de profissionais de rede básica. Em 2015, a Mostra comporá a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – CIC/CEC/Ensino – ENPOS, prevista no calendário acadêmico de 21 a 26 de setembro.

A Graduação realizou várias atividades integradas com a Rede de Ensino, com participação de cursos de graduação na Feira das Profissões promovida pelo Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, realização da Mostra das Profissões aberta às escolas da rede, com a participação de 34 cursos de graduação, atividades de Formação de professores das Redes de Ensino, envolvendo mais de três mil professores através da Formação Continuada, com destaque para os programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Publicado em 21/01/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dois Anos de Gestão.