Dois anos de gestão: Assistência Estudantil é ampliada

No domingo, dia 11 de janeiro, a Universidade Federal de Pelotas completa dois anos com a gestão do professor Mauro Del Pino à sua frente. São tempos de transformação e mudança, com ampliação nos investimentos em infraestrutura e ações democráticas, que inserem a comunidade acadêmica na decisão dos rumos da instituição. Tudo isso para uma maior excelência naquela que é a missão da universidade: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para a transformação da sociedade. Para mostrar as conquistas realizadas, o Portal UFPel apresenta, nestes dias, alguns dados por área temática.

img-da-semana_cintia-essinger-proplan-copf-1080Uma das grandes conquistas da gestão na área de Assistência Estudantil foi o desenvolvimento do projeto básico para o Condomínio Estudantil, que teve a participação direta dos estudantes c om a criação de um plano de necessidades. A contratação da empresa que irá desenvolver os Projetos Executivos já foi assinada, e as obras de construção do condomínio terão início ainda este ano. O complexo irá atender 1.332 estudantes, tendo ainda um restaurante com capacidade de ofertar mais de 1,6 mil refeições por hora, um centro de convivência e uma cancha poliesportiva, além de bicicletário e áreas de lazer.

Outra antiga demanda dos estudantes era a dificuldade de obtenção de auxílio para participação em eventos e atividades acadêmicas realizadas em cidades e universidades que não as da região. Não havia na UFPel uma política criteriosa para atender às inúmeras solicitações e demandas que costumavam chegar. Por isso, a administração estabeleceu critérios, criados em conjunto com os estudantes. O trabalho resultou na destinação de recursos específicos para este fim a ser distribuído através de Edital. Somente em 2014, foram investidos R$ 222.278,00, atendendo a participação de 1.537 alunos em eventos.

DSC_6267O Restaurante Universitário também recebeu uma série de melhorias. A alimentação passou a ser adquirida de produtores da agricultura familiar, oferecendo insumos ecológicos e orgânicos, aumentando assim a qualidade das refeições. Além disso, o RU passou a oferecer opção vegetariana para os estudantes e a incluir frutas em todas as refeições. Outra novidade foi a disponibilização de ceia para os moradores da Casa do Estudante.

Em 2014, foi realizada uma alteração na estrutura da Pró-Reitoria de Assuntos estudantis com a reestruturação da Coordenação de Políticas Estudantis,que passou a contar com o Núcleo de Ações Afirmativas, que tem como objetivo desenvolver políticas para cotistas (pretos, pardos e indígenas) e políticas inclusivas que levem em consideração gênero e etnia.

A implementação do Programa Bolsa Permanência, concessão de auxílio financeiro a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas, possibilitou a garantia de permanência para 382 estudantes.

DSC_0269Outras ações também foram destaque nos dois primeiros anos de gestão, como o Reajuste do Auxílio Moradia e o ajuste do valor da refeição para um preço fixo de R$ 2,00 para estudantes. Uma política sustentável de destaque foi a distribuição de canecas para os bolsistas, com o objetivo de reduzir a utilização de copos descartáveis.

Confira outras notícias sobre as realizações da atual gestão em Dois Anos de Gestão.

Publicado em 15/01/2015, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Administração, Dois Anos de Gestão.