Início do conteúdo

Professora Simone Portella toma posse como diretora da FAT

008Na última segunda-feira (13), após consulta democrática à comunidade acadêmica da unidade, foram empossados na direção da Faculdade de Administração e Turismo os professores Simone Portella Teixeira de Mello, diretora, e Edar da Silva Añaña, vice-diretor. A dupla permanece na liderança da FAT, no entanto, invertendo os papeis: nos últimos quatro anos, o diretor era Añaña e a vice, Simone.

A cerimônia de posse contou com a presença de diretores de outras unidades acadêmicas, representantes da Universidade Católica de Pelotas, da Faculdade de Tecnologia Senac, do Conselho Regional de Administração, além de coordenadores do curso, docentes, estudantes e técnicos da FAT. O primeiro ato foi a assinatura do termo de posse, conduzido pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter.

Logo em seguida, tomou a palavra o professor Añaña, que fez um breve balanço dos seus quatro anos à frente da Faculdade de Administração e Turismo. “Foram quatro anos de trabalho intenso e muito aprendizado”, afirmou.

O ex-diretor e novo vice destacou que ele e Simone foram os primeiros professores da área na liderança da FAT desde a sua criação, a partir da Faculdade de Ciências Domésticas. Como parte de sua trajetória na direção, ele destacou a mudança no posicionamento da unidade e ampliação do conselho departamental, de forma a abrigar a representatividade dos diversos setores da unidade.

Añaña afirmou, ainda, deixar a unidade após uma grande ampliação de vagas e número de cursos, onde hoje estudam cerca de 1000 estudantes em quatro cursos de graduação, e a criação de três cursos de pós-graduação: o MBA em Gestão Estratégica de Negócios, o Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, em parceria com a FAEM, e o Mestrado em Administração, em conjunto com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Logo em seguida, a palavra foi passada a Simone, que, já de início, selou um compromisso de dedicação à Faculdade e à administração pública. Entre suas prioridades, estão a qualificação da graduação, a ampliação da pós e um debate intenso sobre o orçamento da unidade.

A nova diretora lembrou o quanto uma política pública pode trazer de benefício à sociedade: “Ela pode trazer o brilho nos olhos de um aluno que nunca imaginou estar em uma universidade pública”, exemplificou. Por isso, outra das metas de Simone é cultivar o sentimento de pertença à comunidade da FAT, de um aluno protagonista que leve o nome da unidade no coração e na razão.

Simone Portella Teixeira de Mello

A nova diretora da FAT é especialista em Administração Universitária pela FURG, mestre em Administração pela UFSC, doutora em Educação pela UFRGS e pós-doutoranda em Administração na UFSC, desenvolvendo pesquisa sobre a gestão por competências na administração pública brasileira. Atua na educação superior há mais de 20 anos. Atualmente é avaliadora do INEP/MEC, colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Seus temas de interesse são: desenvolvimento gerencial e de equipes, administração pública, competências e gestão por competências.

Edar da Silva Añaña

Graduado em Administração pela Universidade da Região da Campanha, o novo vice-diretor possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com estágio doutoral no Instituto de Turismo da Universidade de Economia e Administração de Viena (Áustria). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas e Pesquisador apoiado pelo CNPq.

Publicado em 13/01/2015, na categoria Notícias.