Início do conteúdo

Pelotas se prepara para o 5º Festival Internacional Sesc de Música

Festival-Sesc-de-Musica-2013-abertura-musicos_foto-de-Camila-HeinO verão de 2015 será mais uma oportunidade para que a música tome conta das ruas de Pelotas. No dia 18 de janeiro, será aberta a quinta edição do Festival Internacional Sesc de Música, evento que, mais uma vez, conta com o apoio da Universidade Federal de Pelotas. O evento, um dos maiores da América Latina na área, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio entre os músicos e o ampliar o acesso aos bens culturais desse tipo.

Segundo o gerente de Cultura do Sesc Rio Grande do Sul, Silvio Alves Bento, o Festival tem a intenção de qualificar ainda mais os músicos participantes, além de proporcionar a eles e ao público a aproximação com grandes nomes da música de concerto. Neste ano, serão 42 espetáculos divididos em recitais solo, música de câmara, orquestra sinfônica acadêmica, banda sinfônica acadêmica, ópera, espetáculos de grupos convidados, além de 21 cursos de instrumentos e canto e aulas de vivências musicais.

Festival-Sesc-de-Musica-2013-Festival-no-Onibus-2013-Foto-Yessica-LopesEntre os destaques estão o concerto de abertura com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro acompanhada do músico Yamandu Costa ao violão, a apresentação do Cuarteto 4mil, da Argentina, a Orquestra Residente, acompanhada da Cia de Dança Muovere, além da Orquestra Unisinos Anchieta, com o Concerto Série Pop, na companhia de Renato Borghetti.

O Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Faculdade Senac, da Universidade Federal de Pelotas e do Museu do Doce, da Universidade Católica de Pelotas, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Expresso Embaixador e Ospa. Mais informações podem ser obtidas através do site www.sesc-rs.com.br/festival.

Visita à reitoria

Nesta quarta-feira (7), lideranças do Festival estiveram na reitoria da Universidade Federal de Pelotas para reafirmar a parceria com a instituição de ensino. O grupo foi acolhido pela reitora em exercício, professora Denise Gigante. “Todos esperam ansiosamente a chegada do 003Festival”, afirmou Denise, quando iniciou a reunião.

O gerente do Sesc Pelotas, Luiz Fernando Parada, relembrou a participação dos pelotenses e visitantes ao Festival nas edições anteriores: “A comunidade realmente abraçou o evento”.

Entre os destaques da pauta do encontro, esteve a confirmação da ampliação dos espaços para os estudantes dos cursos de Música da UFPel. “Isso dará uma repercussão maior dentro da comunidade acadêmica”, disse o gerente de Cultura, Sílvio Alves Bento.

Publicado em 08/01/2015, em Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.