Início do conteúdo

UFPel sedia Seminário de Municipalização dos ODM

foto Na sexta-feira (12),  ocorreu no auditório do Centro de Integração do Mercosul da UFPel o Seminário de Municipalização dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). O evento foi realizado pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade por meio dos articuladores da Região Sul Daiçon Maciel da Silva e Delmar Sittoni. Na abertura do evento, a UFPel esteve representada pela vice-reitora, Denise Gigante, e pelo diretor da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), Gilson Porciúncula. O evento contou com participação de representantes do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (COREDE-SUL), da Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL), de prefeitos e secretários dos municípios, além de representantes de entidades não governamentais da região.

Durante a manhã, o seminário abordou pontos de esclarecimentos e experiência da implementação de metas e definição dos índices para os oito ODM em municípios de outras regiões do Rio Grande do Sul.

Os oitos ODM são:

1 – Acabar com a Fome e a Miséria, 2 – Educação Básica de qualidade para todos, 3 – Igualdade entre sexo e valorização da Mulher, 4 – Reduzir a Mortalidade Infantil, 5 – Melhorar a saúde das Gestantes, Combate a AIDS, Malária e outras doenças, 7- Qualidade de vida e e respeito ao Meio Ambiente e 8- Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento.

À tarde foi realizada uma oficina sobre as informações e recursos disponíveis no portal ODM (www.odmbrasil.gov.br) para dar apoio ao processo de municipalização dos índices e metas de cada região. Na sequência foi composto o Núcleo Regional de Municipalização dos Objetivos do Milênio da Zona Sul do RS, que tem como função levar os ODM aos municípios, ou seja, mobilizar e articular governos, empresas e sociedade civil para constituir núcleos municipais nas cidades de sua abrangência, promovendo o alcance dos ODM. A Coordenação do Núcleo é composta por três secretários, Executivo, de Mobilização e de Comunicação. Os três, com seus respectivos suplentes, foram definidos no evento. O diretor da ALM foi indicado como secretário de Mobilização, representando a UFPel.

Publicado em 16/12/2014, na categoria Notícias.