No Dia Internacional dos Direitos Humanos, UFPel lança campanha Pelotas sem medo

fiu fiu.bmpHoje, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essa data encerra os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres (período instituído em 1991 por 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres – Center for Women’s Global Leadership – CWGL) que começou no dia 25 de novembro – o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher, instituído, em 1999, pala Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir do aumento de casos de estupros de mulheres em Pelotas, atingindo inclusive  acadêmicas da UFPel,  numa iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PREC) e de Assuntos Estudantis (PRAE), em parceria com diversas entidades públicas e privadas que atuam na temática de gênero, está sendo lançada a campanha Pelotas Sem Medo. Trata-se de uma iniciativa coletiva de reação e combate aos recentes casos de estupros identificados na cidade, incluindo entre suas vítimas jovens universitárias. A Campanha deve se estender ao longo de 2015, com intensificação das atividades em março, mês da mulher. Até agora a Campanha elaborou um Manifesto com a assinatura das entidades participantes, que foi lançada em rádio local, com a participação da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, em Programa da RádioCom no dia 4 último. Ainda foi gravado no mesmo dia o programa de TV Entre Nós, da TV Cidade, abordando o tema. Contou com a participação da delegada Lisiane Matarredona, a representante da PREC professora Márcia Alves, a representante do Conselho da Mulher, Maria da Graça Gonçalves, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha.

Anteriormente, com o objetivo de discutir o tema, havia sido realizada, no dia 24 de novembro, reunião ampliada do Observatório de Gênero e Diversidade Sexual da Universidade.

Veja a íntegra do Manifesto no arquivo

Publicado em 10/12/2014, na categoria Notícias.