Jornada de Museologia, Conservação e Restauro será encerrada com palestra

Nesta sexta feira (28), encerrando a Jornada de Museologia, Conservação e Restauro, promovida pelo Grupo PET Conservação e Restauro da UFPel, ocorrerá a palestra “O prédio histórico como paciente e as análises científicas”, ministrada pelos restauradores Markus Willimzig e Suzana Vielitz.

Voltada para conservadores restauradores, arquitetos, engenheiros e interessados em patrimônio cultural, o evento será realizado no Museu do Doce, localizado na praça Coronel Pedro Osório, 8, às 19h. A entrada é franca.

Palestrantes

Markus Wilimzig é doutor em Biologia e Bioquímica pela Universidade de Bielefeld e pós-doutor na Universidade de Hamburgo, ambas na Alemanha. Desde 1990 atua como conservador científico nas análises científicas de danos a edifícios, provocados por umidade e micro-organismos. Trabalhou no desenvolvimento de materiais e métodos para consolidação e dessalinização em antigos rebocos, assim como receitas para restauração de rebocos. Foi fundador da Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR/RS), da qual, atualmente, é conselheiro. Desde 2006, preside o Movimento Roessler para Defesa Ambiental.

Suzana Vielitz de Oliveira é arquiteta, graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialização em Educação. Durante os anos de 1995 a 1997, foi coordenadora do projeto Escola de Artífices na Universidade Feevale, um intercâmbio técnico cultural com uma escola alemã formadora de mão-de-obra para mestres restauradores, a Deutsches Zentrum für Handwerk und Dekmalflege (ZHD- Fulda- Alemanha).

Publicado em 28/11/2014, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.