HE teve intensas atividades no Novembro Azul

DSC_0103 DSC_0223 Nesse mês dedicado ao cuidado da saúde do homem, o Novembro Azul, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas aderiu às ações e promoveu diversas atividades. Os últimos três dias da programação contaram com o corte de cabelo para os pacientes do sexo masculino em diversos pontos do hospital.

No dia 26 de novembro na Quimioterapia do HE, no dia 27 novembro na Clínica Médica, e hoje, na Radioterapia da Faculdade de Medicina da UFPel (FAMED) ocorreu o evento que visou o embelezamento dos homens, junto da programação de prevenção e conscientização que já vinha ocorrendo ao longo do Novembro Azul. Seu Omar Ferreira Nunes chegou à sala onde o corte de cabelo acontecia e pediu um penteado diferente, com as laterais curtas e a parte de cima mais comprida, para disfarçar os cabelos que já começaram a rarear. Arnoldo Rodrigues Konrath gostou muito da campanha, e falou: “queria cortar meu cabelo antes de ser internado, mas não tive tempo, então essa ação foi muito boa para mim”. Mesmo pensamento de Rosimar Melech, dizendo estar se sentindo renovado depois do corte.

Como a procura foi grande, os pacientes que aguardavam podiam se distrair com alguns jogos que tinham na sala, como resta um, bisca (jogo de cartas), xadrez e alguns outros. Os internados também puderam participar do sorteio de uma sexta de café da manhã, duas camisetas do Sport Club Internacional, uma coberta do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e um kit de cuidados para a pele. Além de tudo isso, a equipe presente estava à disposição para distribuir os flyers e conversar sobre o tema da campanha, utilizando acessórios inusitados no guarda-roupa feminino. “Colocamos as gravatas e as camisas em homenagem a eles, para que possamos levar a nossa ideia de conscientização a mais pessoas” falou a psicóloga, Tais Manjourany Leivas.

Durante o mês da campanha foi colocado na fachada do HE um laço azul com iluminação especial, lacinhos da cor do céu e cordões para crachá com o tema da campanha foram distribuídos aos funcionários, junto a um flyer explicando a doença, e o Informativo Interno também adquiriu ares da ação sendo impresso em papel azul. O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina no mundo, e, mesmo assim, o tema enfrenta várias barreiras. A campanha é realizada pelo Hospital Escola através da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) Oncológica do HE. Foram apoiadores da ação a Grêmio Mania, Zapataria, loja Xavante e Mary Kay.

Publicado em 28/11/2014, na categoria Notícias.