Qualidade de vida no trabalho é tema do último dia do Encontro dos Servidores

DSC_2728A mesa-redonda de encerramento do último dia do Encontro de Desenvolvimento dos Servidores da UFPel teve como tema a Qualidade de Vida no Trabalho. Os servidores Álvaro Roberto Merlo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS), Bruno Eduardo Walter (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e Carlos Cezar Soares Batista (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG) apresentaram o assunto. A mediação da Mesa foi realizada pela professora Berenice Knuth da UFPel.

O professor da UFRGS, Álvaro Roberto Mello, falou sobre o reconhecimento do trabalho que, segundo ele, é a palavra-chave para a saúde mental no trabalho e precisa vir do outro indivíduo.  Para ele, a História Singular do indivíduo em conjunto com a organização do trabalho vai definir se o ambiente será positivo ou negativo. “O que vai mal no trabalho é levado para casa, para as relações familiares e perturba toda a vida!”, lembrou.

Álvaro Roberto Mello, ainda compartilhou com o público algumas experiências vivenciadas no Ambulatório da UFRGS e sobre os sintomas que são apresentados pelos pacientes que sofrem com as questões relativas ao trabalho.

O psicólogo organizacional da UTFPR, Bruno Eduardo Walter, também falou no reconhecimento. Para ele, trata-se do olhar do outro que dá valor ao que foi feito.  “É o reconhecimento à contribuição individual. Não se trata de reconhecimento financeiro, mas simbólico”, disse.

Após, o palestrante ressaltou a importância das avaliações institucional, mas ressaltou que é imprescindível que a instituição tenha um cuidado com o impacto dessas avaliações na vida dos profissionais. “A Qualidade de vida no trabalho inclui, portanto, a criação de um ambiente em que o reconhecimento das contribuições individuais seja constante e valorizado independentemente da existência de mecanismos institucionais de avaliação do trabalho”, concluiu.

O coordenador geral de Atenção à Saúde e à Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Carlos Cezar Soares Batista, apresentou a base legal e sistêmica para as questões relacionadas a vida do servidor. O coordenador apresentou as Diretrizes Gerais para Promoção da Saúde do Servidor Público Federal que foram discutidas em cinco encontros nacionais e tem por objetivo a Promoção da Saúde do Servidor.

Oficinas

Durante a manhã, uma série de oficinas foram oferecidas aos servidores, sobre diversos temas, como atividade física e saúde, alimentação e saúde, comunicação, aposentaria, oratória, segurança na internet e softwares públicos.

Publicado em 26/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.