Oficina com Hermeto Pascoal é marcada pelo bom humor

DSC_8323A descontração e o bom humor deram o tom para a oficina de Hermeto Pascoal, uma das atividades do Pelotas Jazz Festival e do Porto das Artes, realizada na manhã do último sábado (22), no auditório do Bloco 2 do Centro de Artes da UFPel. Em um divertido momento de perguntas, o veterano da música popular brasileira surpreendeu diversas vezes o público com a forma que respondia aos questionamentos feitos pela plateia.

Questionado inicialmente sobre o que seria a música, Hermeto ficou visivelmente empolgado com a pergunta: “Para mim, música é alegria, é a respiração da minha alma”. Na sua visão, essa arte é uma forma de união para os povos e a tradução do som da alma.

DSC_8394A segunda pergunta foi sobre a mistura dos instrumentos. O músico afirmou que gosta de transformar aquilo que não é convencional em coisas que são fruto de sua imaginação, como extrair de um instrumento sons que não são costumeiros. Hermeto adentrou, então, no assunto improviso, muito próximo de sua atuação musical.

Nesse momento, ele fez uma demonstração de música intuitiva, ao sentar no piano disponível no palco e realizar um número inédito, fruto de sua criatividade naquele momento. No entanto, ele destacou que, para chegar a esse tipo de atividade, é necessário estar preparado, ter domínio sobre o instrumento que será executado.

DSC_8555No retorno ao momento de perguntas e respostas, um presente questionou Pascoal sobre o uso da tecnologia na música. Na opinião do veterano, esse uso é bom quando bem aplicado. Ele lembra que um computador pode fazer uma sinfonia, se bem programado, mas que ele não tem o sentir, que permite conjugar alma à música. Hermeto também considerou que muitas vezes o músico deixa a preguiça falar mais alto e realizar seu trabalho pelo computador.

Encaminhando-se para o final da oficina, foram propostos alguns números musicais por parte de alguns membros da plateia. O primeiro deles, de guitarra e piano, contou com a intervenção de Hermeto para sugestões instrumentais. O segundo, de percussão e flauta, foi completo com a participação do aluno da Licenciatura em Música Júlio Casarin, DSC_8573com um instrumento desenvolvido na Oficina de Tambor do curso de música: o preâmbulo, um elemento matravigoso. Ao final da apresentação, o estudante presenteou Pascoal com um exemplar.

Publicado em 26/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.