Palestras enriquecem manhã do Encontro de Servidores

Duas palestras realizadas na manhã desta terça-feira (25) enriqueceram a programação do I Encontro de Desenvolvimento de Servidores da UFPel, evento que começou nesta segunda-feira e vai até esta quarta-feira, no auditório do novo prédio do Centro de Artes e com oficinas no Campus Porto (Anglo) e no Centro de Artes.

Mostrando extremo entusiasmo com suas ideias, a servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ana Maria Ribeiro abriu os trabalhos da manhã falando sobre a função social dos servidores e como eles devem contribuir na construção do estado democrático e participativo.

DSC_0009 “Fazer com que os servidores se encontrem e entendam seus papéis será mais importante que realizar as reformas do Estado”, preconizou. Conforme Ana Maria, o gestor público deve conhecer e estar comprometido com as políticas públicas e com a resolução dos problemas do país. “É preciso também interagir com a população”, observou, completando ser muito importante também o controle social.

Ela lembrou que políticas implementadas pelo Governo Federal, como a de Cotas e a criação da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) são fruto dos movimentos sociais. A Ebserh, registrou, nasceu do debate e das necessidades apresentadas ao Governo pelos diretores dos Hospitais Universitários.

Equipe

Falando sobre o trabalho em grupo, a servidora listou o que caracteriza uma atuação em equipe nas instituições. Para ser uma equipe de verdade, ensinou Ana Maria, o grupo deve produzir valor agregado no seu trabalho, analisar os processos de tomada de decisão, gerar espírito de cooperação e buscar a resolução dos conflitos.

Relações

A segunda palestra da manhã esteve dentro desta área do trabalho em equipe. A psicóloga Vanise Valiente abordou as relações interpessoais no trabalho. A primeira coisa que se deve buscar para melhorar as relações com os outros, disse Vanise, é o autoconhecimento. “Temos de ter uma percepção mais clara de nós mesmos para, a partir daí, termos a percepção dos outros”, afirmou.

DSC_0056 Ela ressaltou a flexibilidade nos relacionamentos como algo muito importante para poder reconhecer o outro. Outro ponto fundamental, sublinhou, é a reflexão. “Pense o que pode fazer para melhorar”, aconselhou.

Vanise falou também que se deve pensar como atingir as metas e como a convivência com os colegas pode ser importante neste processo.

A programação do dia prossegue à tarde, com várias oficinas, que contemplam diversas áreas do conhecimento. Cerca de 200 servidores, entre técnico-administrativos e docentes, participam do encontro, que é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPel. Confira toda a programação em http://wp.ufpel.edu.br/encontroservidores/ .

Publicado em 25/11/2014, na categoria Notícias.