Nova legislação eleva número de professores titulares da UFPel

Os efeitos da Lei nº 12.863, de 24 de setembro de 2013, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira e Cargos de Magistério Federal, alterando a legislação que vigorava até então, está proporcionando uma nova realidade aos professores mais qualificados da UFPel, que estão sendo guindados ao mais alto estágio da carreira, a Classe E, com a denominação de Professor Titular.

Segundo a vice-reitora, Denise Gigante, a lei que entrou em vigor modifica a forma de acesso à essa titulação, uma vez que se dá mediante avaliação realizada por comissão especial composta por, no mínimo, 75% de profissionais externos à IFE, mediante a análise de memorial descritivo ou de defesa de tese, e não mais através de concurso público, como apregoava a legislação anterior. “Isso explica o pequeno número de professores titulares da UFPel, pois há muitos anos o MEC não realizava concursos para esse fim”, justifica Denise.

De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, nesta nova realidade, 20(30) professores chegaram a essa condição e há uma estimativa de que cerca de 100 poderão conquistar a classe de professor titular.

Um dos exemplos é a professora Leila Macias, recentemente aprovada no concurso para professor titular do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia (IB/UFPel). “Muito estudo e dedicação ao ensino. Eis o caminho para ser Professor Titular”, avalia a docente. Ela pondera que os professores titulares têm em comum as trajetórias de vida marcadas pela dedicação à academia e o prazer em ensinar.

“Esta é a realização de um sonho não sonhado”, afirma a docente, refletindo a desesperança que atingia os professores das universidades federais durante muitos anos, quando as realizações dos concursos estavam barradas. “Hoje as porteiras se abriram e os concursos estão acontecendo. O Ministério do Planejamento limita em 10% a participação de titulares no quadro total de professores de cada universidade federal. A UFPel alcança menos de 2% mas a meta será brevemente alcançada, e em pouco tempo”, estima.

O Instituto de Biologia, uma das chamadas unidades básicas da UFPel, contava até então com apenas dois professores na categoria. Entre meados de outubro e início de novembro três outros professores alcançaram o ápice da carreira. Além da professora Leila Macias, os professores Dario Munt de Moraes e Marcos Antonio Bacarin.

Já a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel estabeleceu como meta as avaliações de 21 professores, que, por terem cumprido as exigências legais, estão aptos a esta promoção, “inédita na carreira e recentemente conquistada”, como avalia o diretor da unidade, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes.

Até outubro deste ano, apenas 17 docentes haviam conquistado o cargo de Professor Titular. Da Faculdade de Medicina: Manuel Augusto Pereira Vilela, José Augusto Assumpção Crespo Ribeiro, Ana Maria Baptista Menezes, Ina da Silva dos Santos e Gastão Fernandes Duval Neto. Pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem): Moacir Cardoso Elias, Alci Enimar Loeck, José Carlos Fachinello, Ledemar Carlos Vahl e Cesar Valmor Rombaldi. Da Faculdade de Educação (FaE): Elomar Antonio Callegaro Tambara e Avelino da Rosa Oliveira. Instituto de Biologia (IB): Althen Teixeira Filho e Paulo Bretanha Ribeiro. Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos(CCQFA): Rui Carlos Zambiazi. Faculdade de Odontologia: Carmen Helena Jacques Lemes. Centro de Integração do Mercosul: Jabr Hussein Deeb Haj Omar.

Somente no mês de novembro, foram promovidos à classe de Professor Titular um total de 16 docentes. Faem: Anderson Dionei Grutzmacher, Danilo Dufech Castilhos, Manoel Luiz Brenner de Moraes, Mauro Silveira Garcia e Wladimir Padilha da Silva. Escola Superior de Educação Física (Esef): Airton José Rombaldi, Flávio Medeiros Pereira, José Francisco Gomes Schild e Mariângela da Rosa Afonso. IB: Dario Munt de Moraes e Marcos Antonio Baccarin. Faculdade de Odontologia: Flávio Fernando Demarco e Guilherme Brião Camacho. Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec): Gilberto Loguercio Collares; CCQFA: Jorge Luiz Martins.

Publicado em 25/11/2014, na categoria Notícias.