Começa o Encontro de Desenvolvimento de Servidores da UFPel

DSC_1233 Desta segunda (24) até a quarta-feira, cerca de 200 servidores da UFPel participam do I Encontro de Desenvolvimento de Servidores da Universidade, que objetiva oferecer conhecimentos à comunidade para que esta impulsione as mudanças necessárias na Instituição e na sociedade. O evento é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e consta de palestras, mesas-redondas e oficinas que abrangem uma diversidade de temas importantes para a formação dos servidores.

Nos atos de abertura, realizados no novo auditório do Centro de Artes, na tarde desta segunda-feira, o reitor Mauro Del Pino destacou que, desde 2013, a UFPel vive um momento de reformas, originadas na necessidade do atendimento das demandas da sociedade.

DSC_1480 Lembrou que a Constituinte Universitária, que já elegeu sua Comissão de Sistematização, transformará em textos o que deverá ser a UFPel. “E aí se inclui o papel dos servidores e a tarefa de repensar os seus fazeres, para que tenhamos uma Universidade transparente, com processos internos bem definidos e controle público. A sociedade deve definir com a comunidade universitária o que será a UFPel”, frisou Del Pino.

Para o reitor, o encontro motivará os servidores a se reconhecerem como agentes públicos e assim se inserirem nas tarefas de construção de uma nova Universidade e de uma nova sociedade.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, afirmou que o grande foco das ações é a execução de um projeto para a Universidade e para a sociedade e destacou o papel dos servidores neste processo, para que ele efetivamente ocorra. “A Universidade deve atuar para transformar a sociedade, para torná-la mais democrática, mais inclusiva, mais solidária”, afirmou. Osório disse também que o desenvolvimento de pessoas é prioridade na gestão da Universidade.

São um patrimônio para a UFPel, disse em sua manifestação o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, ao se referir aos 1,3 mil servidores técnico-administrativos e aos mais de 1,36 mil servidores docentes da Universidade. Ele registrou que o momento é para refletir sobre o papel social dos servidores e sua responsabilidade para com a população do país.

A coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Silvia Carla Barcellos, sublinhou que o Encontro é um marco de um novo tempo na aprendizagem e no desenvolvimento da comunidade universitária. “Certamente teremos debates vigorosos de ideias, com muita reflexão”, projetou.

Formaram a mesa de abertura do evento ainda a vice-reitora, Denise Gigante, e a servidora técnico-administrativa, representante da Asufpel, Maria Teresa Fujii.

Antes do ato de abertura, a Orquestra da UFPel, projeto dirigido pelo professor Tiago Ribas, fez uma apresentação ao público presente.

IMG_1411 A primeira atividade foi a palestra com a professora Maria Beatriz Luce, do MEC, sobre O papel social da Universidade Pública, evento que foi mediado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel.

O I Encontro de Desenvolvimento de Servidores da UFPel terá, até a quarta-feira, uma intensa programação. As palestras e mesas-redondas ocorrem no auditório do Centro de Artes, enquanto as oficinas são realizadas em locais diversos da Universidade. Confira toda a programação em http://wp.ufpel.edu.br/encontroservidores/programacao/.

Publicado em 24/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.