Alunos da Epidemiologia tem papel fundamental em obrigação de uso de símbolo do SUS

Foi aprovada a lei municipal nº 6.168, que prevê que as unidades de saúde, públicas e privadas, tenham a obrigação de utilizar o símbolo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo fato de seu símbolo frequentemente não ser utilizado, nem sempre a população consegue identificar onde o SUS está presente. Alunos da disciplina “Café do doutorado” do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel acreditaram haver a necessidade de uma mudança nesse quadro. Pensando nisso, começaram em 2013 um movimento objetivando a inclusão do símbolo oficial em todos os estabelecimentos vinculados ao sistema no município de Pelotas.

O grupo foi inspirado pelo alerta de um professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Capel Narvai sobre o problema e teve na liderança os alunos Bruno Pereira Nunes e Rodrigo Dalke Meucci, além do apoio da professora Anaclaudia Gastal Fassa.

Em dezembro de 2013, a ideia foi encaminhada à Câmara de Vereadores de Pelotas, resultando em uma proposta de lei elaborada pelo vereador Marcus Cunha e hoje já em vigor.

Para Bruno, o cumprimento da lei é fundamental, porque o reconhecimento e identificação do SUS pela população de Pelotas permitirá avançar no controle social. “Além disso, o avanço obtido pode servir de exemplo para outras cidades brasileiras e contribuir para o aprimoramento do SUS no Brasil”, afirma.

Publicado em 21/11/2014, na categoria Notícias.