XV Jornada de História Antiga – Edição LECA-POIEMA

lecaleca 1Ocorrerá, do dia 25 a 28 de novembro, a Jornada de História Antiga da UFPel, evento já tradicional e que chega à sua 15ª edição, sendo quatro delas internacionais. Este ano, o evento será promovido pelos laboratórios de estudos sobre a Antiguidade: LECA-POIEMA (Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga – Polo Interdisciplinar de Estudos do Mundo Antigo).

Nesta edição especial promovida pelo LECA-POIEMA, com apoio do Programa de Pós-Graduação em História ( PPGH/UFPel), procura-se discutir, através da temática FORMAÇÃO EM ESTUDOS CLÁSSICOS NO BRASIL: ABORDAGENS, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS PARA AS PESQUISAS EM ANTIGUIDADE, a formação, a pesquisa e extensão promovidas por núcleos de estudos dedicados à Antiguidade Clássica. A proposta é que todas as apresentações – conferências, mesas redondas e minicursos – discutam a maneira como os pesquisadores têm contribuído para a construção do conhecimento de temas clássicos, por meio de projetos desenvolvidos pelos laboratórios, grupos de estudo, núcleos de pesquisa, entre outras denominações.

Assim, o objetivo principal do evento é a apresentação aos discentes nos níveis de graduação e pós das possíveis trajetórias de pesquisa, e a divulgação de projetos de pesquisa e extensão dos laboratórios dedicados aos estudos Clássicos baseados em Universidades Estaduais e Federais do país. O evento tem apoio e participação dos membros dos seguintes laboratórios e núcleos: Núcleo de Estudos da  Antiguidade, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NEA-UERJ); Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA), TAPHOS – Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo, Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP), os últimos três, laboratórios do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Para mais informações: http://leca.ufpel.edu.br/detalhes-eventos/13

Publicado em 20/11/2014, na categoria Notícias.