Início do conteúdo

Porto das Artes: Veja a programação desta quinta-feira(20)

porto das artes.bmpUm elenco de atividades dá sequência ao Porto das Artes, nesta quinta-feira(20). O evento que homenageia os 45 anos da UFPel, se estende até domingo(23), com ênfase especial ao tema Artes e Educação Inclusiva. Desde terça-feira, em múltiplos locais, estão sendo realizados espetáculos, mostras, seminários, apresentações e residências artísticas, shows, exposições, palestras, mesas de discussão e oficinas serão realizadas no Campus Capão do Leão e na região do Porto. As atividades acontecem em paralelo ao Pelotas Jazz Festival 2014 (http://www.pelotasjazzfestival.com.br/), evento apoiado pela UFPel e que, desde sua primeira edição, em 2012, busca levar à população os acordes do ritmo musical, tendo se tornado uma referência de grandes encontros da música no mundo.

Nesta quinta-feira, são destaques da programação Oficina de Percussão com Naná Vasconcelos, às 9h, na Bibliotheca Pública Pelotense, e Oficina de Composição com o grupo Cama de Gato, no Carão 8, às 10h30min. Conhecido como Naná Vasconcelos, Juvenal de Holanda Vasconcelos é um músico recifiense, eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat e ganhador de oito prêmios Grammy. Desde jovem, se envolveu com os tambores nos movimentos de maracatu. Começou a tocar aos 12 anos com seu pai em uma banda marcial no Recife. Durante toda sua carreira, sempre teve preferência por instrumentos de percussão, e nos anos 1960, notabilizou-se por seu talento com o berimbau. Além de trabalhos com artistas como Milton Nascimento, Geraldo Azevedo e Geraldo Vandré, tem uma extensa carreira no exterior, atuando ao lado dos maiores nomes do cenário musical internacional.

cama de gatoCama de Gato é um grupo musical instrumental do Rio de Janeiro, composto em sua atual formação por um quinteto de músicos constituído por Paschoal Meirelles (bateria), Jota Moraes (piano), Mauro Senise (sopros), Mingo Araújo (percussão) e André Neiva (baixo). O grupo lançou seu primeiro álbum, Cama de Gato, em 1986, obtendo grande sucesso no mercado brasileiro e internacional, com expressiva vendagem no estilo música instrumental (75 mil cópias no seu lançamento). O quinteto viajou pela Europa (França, Bélgica e Espanha), Estados Unidos e América Latina, com apresentações antológicas no Town Hall, de Nova York, no Free Jazz Festival do Rio de Janeiro e São Paulo (1994, 1996 e 1997), no Festival de Jazz de Assunção, Paraguai (2006) e, em dezembro último, no Festival de Jazz de Belém do Pará. Após um intervalo de sete anos, o Cama de Gato voltou aos palcos com o show de relançamento do CD Água de Chuva (Perfil Musical, 2002), no Mistura Fina (Rio de Janeiro).

Veja a íntegra da programação desta quinta-feira: http://wp.ufpel.edu.br/portodasartes/programacao-por-data/quinta-feira-2011/

 

 

Publicado em 20/11/2014, na categoria Notícias.