Início do conteúdo

Porto das Artes enfatiza Artes e Educação Inclusiva

Evento homenageia 45 anos da UFPel

Um conjunto de atividades, que se estendem de terça-feira a domingo da próxima semana (18 a 23), dá o toque final às iniciativas culturais alusivas aos 45 anos da Universidade Federal de Pelotas. Tendo como bandeira o tema Artes e Educação Inclusiva, o evento Porto das Artes busca mostrar as temáticas das artes, da educação e da inclusão social, suas reflexões e fazeres dos participantes.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, professora Denise Bussoletti, espetáculos, mostras, seminários, apresentações e residências artísticas, shows, exposições, palestras, mesas de discussão e oficinas serão realizadas no Campus Capão do Leão e na região do Porto, “onde estão localizadas as unidades da UFPel que concentram significativos movimentos, saberes e pessoas ligadas às temáticas das Artes, da Educação e da Inclusão Social”.

Com um formato “guarda-chuva”, o Porto das Artes abriga um elenco de atividades, que acontecem em paralelo ao Pelotas Jazz Festival 2014, evento apoiado pela UFPel e que, desde sua primeira edição, em 2012, busca levar à população os acordes do ritmo musical, tendo se tornado uma referência de grandes encontros da música no mundo.
Neste ano, o festival conta com nomes de peso, como Hermeto Pascoal e Nana Vasconcelos. A programação completa e demais informações podem ser conferidas no site oficial Pelotas Jazz Festival 2014.

O Porto das Artes reúne outros eventos participantes, entre os quais os projetos Dança em Processo, Cine Viagem e Contadores de histórias, além do Encontro de Pesquisadores de Culturas Populares, Mostra do Curso de Licenciatura em Música, Semana da Consciência Negra, 2ª Semana de Percussão da UFPel, Oficinas Integradas LAPS Life/Capes e 4º Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória (Sigam). Veja a descrição dos eventos:

  • IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória – SIGAM

O SIGAM, Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória é promovido pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Desde 2008, pesquisadores, docentes, discentes de graduação e pós-graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior se reúnem a fim de promover e compreender discursos e as políticas em torno da igualdade de gênero através do intercâmbio de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas.

O tema do SIGAM 2014 é “desvelando Pandora: imagens, identidades e discursos”. Mais informações no site oficial do evento: IV SIGAM 2014

 

  • I Encontro de Pesquisadores da Cultura Popular

A realizar-se no dia 22 de novembro, das 09h às 18h no auditório da Faurb UFPel, rua Benjamin Constant, 1359, o evento é uma promoção do Centro de Artes da UFPel, através do Observatório de Culturas Populares, em parceria com o NUFOLK (Núcleo de Folclore da UFPel); P.E.P.E.U.(Programa de Extensão em Percussão daUFPel); LAPS (Laboratório de Artes Populares da UFPel), COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos da UFPel) e IOV (Organização Internacional de Artes Tradicionais), visando criar uma rede para o intercâmbio, legitimação e difusão de ações relacionadas às ações e atividades de cultura popular desenvolvidas em seus respectivos contextos.

Para tanto cada convidado terá o tempo de 10 (dez) minutos para a exposição dos seus projetos e ações nessa área, seguidos de debates e conversas a partir dos relatos. O encontro, que faz parte do evento maior que envolve as comemorações do 45º aniversário da UFPel, denominado Porto das Artes, entende que movimentos dessa natureza possam apontar caminhos para a ampliação, troca, incentivo e reconhecimento da importância do tema de Cultura Popular na formação acadêmica, bem como na articulação da sociedade com a academia.

O evento é gratuito e a confirmação deverá ser procedida até o dia 12 de novembro, pelo email:carminhalese@yahoo.com.br.

 

  • Projeto Cine Viagem

O Projeto Cine Viagem tem como finalidade propiciar à comunidade de Pelotas uma visão multidisciplinar e uma experiência cultural vivenciada em prédios históricos da cidade, através da arte cinematográfica. Especificamente o projeto objetiva difundir a cultura e a criatividade através do cinema e outras  expressões artísticas; possibilitar uma aproximação da comunidade com os prédios históricos da UFPel; proporcionar aos discentes um aprendizado pragmático na área de lazer e recreação, e hospitalidade; desenvolver o senso crítico, estético e cultural sobre o Brasil e outros países do mundo; favorecer o debate em torno de temas atuais apresentados por meio de filmes e/ou documentários; estimular o hábito de apreciar a arte do Cinema, como forma de gerar um aprendizado cultural, social e artístico.

  • žDança em Processo

É um evento semestral, promovido pelo Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, que visa reunir e divulgar as produções finais das disciplinas do Curso. Normalmente é aberto à comunidade acadêmica da UFPel e à comunidade de Pelotas e é composto por mostra de trabalhos artísticos, seminários de estágios, seminários de projetos e bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos. Seguindo este modelo, em 2014.1 associa parte das suas atividades à programação do Porto das Artes como forma de compartilhar mais amplamente sua produção colocando-a em diálogo com os demais eventos que simultaneamente vão estar enchendo de arte o cotidiano da nossa Universidade. Além das produções internas do Curso, o Dança em Processo deste semestre contará com a participação de professores convidados que atuam em Graduações em Dança de outras IES do Brasil. Confiram a programação por tipo de evento!

  • Mostra da Licenciatura em Música
  • Sobremesa Cultural 

Shows no entorno do Centro de Artes e no Capão do Leão no intervalo de almoço.

  • Festival Internacional de Contadores de Histórias
  • žII Semana de Percussão de Pelotas

 

  • Semana da Consciência Negra

Realizada pelo Departamento de Antropologia da UFPEL, a Semana da Consciência Negra promove mesas de discussão, palestras, oficinas de música e capoeira, mostras de vídeo e exposições. A Semana é dedicada a promover momentos de reflexão e debate sobre a inserção do negro na sociedade de Pelotas ao longo do tempo e sobre o papel da pesquisa universitária no combate ao preconceito e na valorização das referências culturais das comunidades negras. As ações serão desenvolvidas na Escola de Belas Artes (EBA).

  • Produção e exibição do Curso Cinema da UFPel

O curso de Cinema e Audiovisual irá acompanhar as atividades desenvolvidas durante o Porto das Artes, de posse de câmeras digitais. Tudo isso será compilado e editado em um vídeo-registro de aproximadamente 10 minutos, que será exibido no último dia do evento, como mais uma atividade cultural de integração entre universidade e comunidade.

 

  • COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos)

É um projeto de extensão, vinculado ao Curso de Dança-Licenciatura, coordenado pela professora Carmen Anita Hoffmann, que visa estimular os alunos desenvolverem suas criações coreográficas e se orientarem com os professores do Curso, a fim de qualificarem suas produções e, desta forma, ficarem aptos a socializarem diferentes ambientes como: escolas, encontros, mostras entre outros. Oferece oficinas dos diferentes gêneros de dança com convidados especiais, na busca da qualificação, através das chamadas Maratonas coreográficas.

Para saber a programação detalhada de cada um dos eventos e os locais que sediarão as atividades, clique no ícone “Programação por tipo de vento” no site do Porto das Artes  http://wp.ufpel.edu.br/portodasartes ou a página do Facebook http://facebook.com/portodasartesufpel”, onde você poderá também fazer sua inscrição.

Publicado em 14/11/2014, na categoria Notícias.