Início do conteúdo

Espetáculo Centímetro abre, nesta terça (18), o Porto das Artes

amostra-banner-centimetro Centímetro será o espetáculo de abertura do Porto das Artes. Realizado pela Cia de Dança Matheus Brusa, será apresentado com o apoio do Dança em processo- Curso de Dança- licenciatura.  Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013. A apresentação ocorre no dia 18, terça-feira, às 21h, na sala Carmen Biasoli, no prédio dos Cursos de Dança e de Teatro, na rua Almirante Tamandaré, 301. O evento é totalmente gratuito. Serão distribuídas senhas às 20h na portaria do local.

Sobre “Centímetro”

Centímetro assume uma das principais qualidades de movimento presente nas pesquisas da Cia. Matheus Brusa desde 2006, a pesquisa de pequenos corpos.

Mantra através de um loop sonoro regido pelo “metro” da música, o metrônomo, que supõe aos intérpretes um estado de concentração e a tentativa máxima de acerto coreográfico. O som que traduz o movimento.

A repetição de movimentos, assim como proposto no mantra, propõe manter o estado corporal resignificando o próprio movimento quando repetido.

Nos elementos do contexto, assume a influência da construção civil.

Ora, a pesquisa busca fundir a importância artística das linguagens da musica e da dança na cena, ora enfatiza o hibridismo entre as funções.

Centímetro apresenta pequenos movimentos propostos pelos corpos dos bailarinos que assim, promovem movimentos dos objetos cênicos, buscando uma consciência corporal de isolamento. Do exercício de partida de um movimento, reduzindo e resignificando a naturalidade do movimento.

Ficha técnica

Direção Artística e Coreografia: Matheus Brusa

Direção e Composição Musical: Lazaro Nascimento

Concepção de Cenário e Desenho de Luz: Matheus Brusa

Intérpretes/Criadores: Daiane Kerber/Amanda Cardoso, Emily Leczynski, Isadora Martins, Natália Colombo e Diego Santos.

Músicos/Intérpretes: Matheus Brusa e Lazaro Nascimento

Técnico e Operador de áudio: Tiago Cassol Schvarstzhaupt

Produção e Operação de Luz: Katherine Brusa

Publicado em 14/11/2014, na categoria Notícias.