Geografia realiza eventos sobre Estudos Urbanos e Cidades do Prata

Ocorrem de quarta (12) a sexta-feira (14) o X Seminário de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (SEUR) e o VI Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata, em uma promoção do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia do Departamento de Geografia do ICH/UFPel. O evento contará com uma programação intensiva que inclui trabalhos de campo nas manhãs de sexta e sábado, apresentações de comunicações à tarde e palestras à noite. Diversos convidados de universidades brasileiras, do Uruguai e da Argentina participarão do evento.

Os seminários decorrem da atuação do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia, em pesquisa e extensão relacionadas com os temas. O SEUR, se propõe a fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o espaço urbano e regional, dando prioridade para os estudos do espaço urbano e interurbano na região Sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Pretende sistematizar as análises sobre municípios e cidades incentivando a elaboração de estudos monográficos e temáticos. Com uma metodologia de abordagem temática bianual o seminário se propõe a analisar nos anos ímpares o tema do comércio e do consumo urbano e nos anos pares a geografia histórica e cultural com ênfase para o estudo das “cidades do prata”.

Na noite de quarta-feira, o professor Marcelo Werner da Silva, da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes, falará sobre “Geografia Histórica: natureza e aplicações”, a partir das 19 H, no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório. Na quinta-feira, a partir das 14 H, haverá a apresentação de diversas comunicações selecionadas de estudantes e pesquisadores que trabalham com os temas do evento. A atividade ocorre no ICH da Rua Félix da Cunha, 520 (antigo Colégio Salis Goulart). A noite está reservada para análises da Geografia Cultural. Novamente no Casarão 8 o professor Lucas Manassi Panitz, da UFPel, falará sobre “Redes Culturais no Prata: o caso da música popular” e, na sequência, o professor Gilmar Mascarenhas de Jesus, da Universidade Federal da Bahia, falará sobre “Redes Culturais no Prata: advento e difusão do futebol no RS”. Já na sexta-feira (14/11), pela manhã, ocorrerá um trabalho de campo na cidade de Rio Grande, à cargo da geógrafa Perla Duarte Couto, que tratará do “Centro Histórico de Rio Grande e os conflitos Platinos”. À tarde seguem as comunicações no ICH da Rua Félix da Cunha e à noite, no Casarão 8, continuam as palestras. Na ocasião será a vez da professora María Sol Quiroga, da Universidad Nacional de Lanús, Argentina abordar o tema “Reflexiones sobre los processos de conformación del território de las cuencas: el caso del rio Matanza Riachuelo”, Depois, o professor Eduardo Palermo, do Centro de Documentación Histórica del Rio de la Plata y Brasil, de Rivera, Uruguai, falará sobre “El norte uruguayo e la terra esclavizada en América”. No sábado, o professor Alcir Nei Bach, da UFPel, coordenará o trabalho de campo abordando o tema “A multiplicidade étnica das colônias em Pelotas”.

As inscrições para o evento poderão ser feitas na quarta-feira (12) das 15 H até as 19 H, diretamente no Casarão 8, da Praça Coronel Pedro Osório. Estudantes pagam R$15,00 e o público externo R$30,00. As viagens para os trabalhos de campo custam R$10,00 cada para os inscritos no evento.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia da UFPel, disponível em www.leurengeo.com.br.

Publicado em 11/11/2014, na categoria Notícias.