Curso de Gestão Ambiental visita complexo de energia eólica

3910284-visitatécnica-complexoeólicocerrochatoAlunos do curso de Gestão Ambiental, ligado ao Centro de Interação do Mercosul, vislumbraram os desafios e a complexidade da gestão ambiental em um empreendimento de energia eólica por meio da visita do Complexo Cerro Chato, da Eletrosul, em Santana do Livramento (RS).

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador da visita, o Brasil encontra-se em franco desenvolvimento na instalação de parques eólicos que geram energia limpa e o Rio Grande do Sul, em especial a zona sul, com os parques de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e, futuramente, São Jose do Norte, começam a receber novos empreendimentos deste setor. Eles demandam, segundo o professor, ações de gestão ambiental desde a sua concepção, implementação e pleno funcionamento.

Durante a visita, coordenada pelo departamento ambiental do Complexo Eólico, foram apresentados os principais projetos na área, como as demandas de gestão das obras civis de implantação, educação ambiental aos funcionários e colaboradores terceirizados, controle de erosão do solo, recuperação de áreas degradadas, prospecção e salvamento de sítios arqueológicos, monitoramento da fauna e proteção e resgate de sítios paleontológicos.

Ainda de acordo com o professor Maurício, a visita técnica visa contribuir com a formação didática e profissional do discente, por meio de visita e apresentação institucional guiada e observação de atividades práticas e situações profissionais reais, sendo fundamentais para a complementação acadêmica ecientifica dos estudantes. “Nossos alunos já estão desenvolvendo estudos e pesquisas relacionadas à gestão ambiental em Usinas de energia eólica e também já se encontram desenvolvendo atividades profissionais nesta área”, afirma o professor.

Publicado em 30/10/2014, na categoria Notícias.