Início do conteúdo

Circuito Tela Verde na UFPel estreia na segunda(27)

O curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul promove a exibição dos filmes do Circuito Tela Verde na UFPel – 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. A exibição dos filmes tem estreia na próxima segunda-feira(27), às 14h, no auditório Simon Bolivar do Centro de Integração do Mercosul.

O Circuito Tela Verde na UFPel faz parte de uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, executada pelo Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – MinC, e tem entre seus objetivos o estímulo à produção audiovisual independente, a conscientização e o debate acerca da temática socioambiental. São parte do Circuito Tela Verde a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente com Temática Socioambiental e o Cine Ambiente – Edital de Curtas de Animação de um minuto.

O Circuito Tela Verde ocorre em sintonia com os princípios e objetivos da Lei 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com o Programa Nacional de Educação Ambiental. Tem por objetivo também promover a sensibilização, reflexão e mobilização dos públicos sobre o ambiente em que vivem, estimular a produção de materiais alternativos e independentes e levar filmes sobre a temática socioambiental para espaços exibidores de dentro e fora do país. A mostra possibilita ainda o estímulo em jovens, crianças e adultos no sentido de olhar seu meio e traduzir, em linguagem de audiovisual, suas realidades, buscando conscientizar as pessoas da importância de suas ações no processo de gestão socioambiental.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador da Mostra, os filmes serão exibidos em Pelotas nos dias 27/10 às 14h, além de 5 e 11 de novembro às 17h, no Centro de Integração do Mercosul. A estreia da Mostra exibirá os filmes:

Albatroz – Um Projeto pela Vida (39´) – aborda as características de albatrozes e petréis, aves oceânicas ameaçadas de extinção, as causas de sua mortalidade pela pesca de espinhel, as medidas para evitar sua captura e as ações nacionais e internacionais de conservação. Também são apresentadas as atividades de educação ambiental marinha, além de depoimentos de pescadores, armadores de pesca, Governo Federal e da Petrobras.

Devir Animal (1´55´´) – Uma cena experimental pretende acionar sentimentos latentes que possam sensibilizar, despertar novos devires e outros entendimentos e dimensões sobre a vida.

Salvem os Sapos! 2013 (6´55´´) ? Em sua 4ª edição, o projeto de educação ambiental ?Salvem os Sapos!, do Instituto Biotrópicos, amplia seus horizontes e chega a mais de cinco municípios. Mais de 100 alunos da rede pública de ensino estiveram presentes nas atividades em Santo Antônio do Itambé, Minas Gerais, e aprenderam um pouco mais sobre sapos, rãs e pererecas: esclareceram suas dúvidas, descobriram cores, formas e sons, e ainda desvendaram fatos e mitos sobre os anfíbios.

Terra,Cuide dessa Bola! (11´06´´) – O envolvimento e o cuidado com o meio ambiente, numa crítica ao consumo e o desperdício. Dois meninos, um idoso e a bola, que serve de elo entre eles, vão nos passar a mensagem que temos que repensar nossos hábitos e costumes, para que nossos filhos possam ter um planeta sustentável.

1ª Mostra de Vídeos Curta Ambiental/Lixo rural: do problema à Solução (12´) e Uma chance para o futuro (12´), A Mostra de Vídeos – Curtas Ambiental é resultado do processo colaborativo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do município de Guaçuí/ES e escolas municipais, estaduais e particulares, tendo por objetivo primordial propiciar o reconhecimento da realidade vivenciada, geração e destinação de resíduos sólidos, inserir a percepção ambiental e discutir as possíveis mudanças dessa realidade cotidiana dos munícipes. Na primeira edição (2013), as atividades implementadas envolveram 957 pessoas.

Incentivo às Políticas Públicas Voltadas ao Reuso da Água e ao Aproveitamento de Água da Chuva (17´). Será que precisamos de água potável para lavar o carro, ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras desse vídeo, que buscou, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reuso da água e o aproveitamento de água da chuva são alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia.

Da Nascente à Torneira (3´54´´) – Vídeo elaborado para a campanha “Fechos, eu cuido!”. Mostra o contexto ambiental da Estação Ecológica de Fechos, o caminho que a água percorre da nascente a torneira, assim como a população envolvida.

Desafogando a Água (13´) – Alunos do ensino fundamental II da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto De do Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Eles se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.

No dia 05 de novembro às 17h, os filmes são:

Últimos Refúgios – Reserva Biológica de Duas Bocas (25´42´´) – O documentário traz como tema a água, biodiversidade e fala de uma das principais características da Reserva Biológica de Duas Bocas, que é a preservação de recursos hídricos.

Últimos Refúgios – Itaúnas (23´25´´). O documentário traz ao espectador depoimentos de habitantes da pequena vila instalada no entorno do parque, como pescadores, biólogos e ambientalistas.

Últimos Refúgios – Toninho Mateiro (28´35´´). O documentário conta a história de um antigo caçador que se tornou um forte aliado à conservação da Biodiversidade.

Sertão Veredas Peruaçu – Mosaico de Conservação Cultura e Produção (12´42´´). Decretado em abril de 2009, o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu reúne unidades de conservação federais, estaduais e particulares, além de terras indígenas. São quase dois milhões de hectares destinados à proteção da natureza e a modelos econômicos mais sustentáveis, distribuídos em onze municípios do norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia.

Maracujá da Caatinga (5´02´´) – O vídeo dá destaque para os passos da cadeia produtiva, como a coleta, o processamento e o consumo, mostrando as comunidades que melhoraram sua vida a partir do trabalho com o Maracujá de Caatinga ou, como também é conhecido, maracujá do mato. O vídeo foi gravado na cidade de Uauá, região do semiárido nordestino, onde o maracujá da Caatinga é abundante e se transforma em fonte de renda para produtores.

Oficina de Intercambio de Algodão (14´26´´) ? O vídeo apresenta um relato da oficina, realizada no Assentamento Andalúcia, no município de Nioaque/MS, de intercâmbio sobre o algodão entre pessoas de diferentes realidades. Para tanto, foram feitos diálogos sobre o processo de utilização de algodão, que se inicia no plantio, passa pelo beneficiamento, confecção de peças artesanais e finaliza com a comercialização.

Produzindo em São Paulo (16´). O filme aponta caminhos para o município compensar seu enorme impacto ambiental, investindo em alimentos saudáveis e, consequentemente, na proteção do clima, água, ar e na saúde das pessoas, tornando-se um caso exemplar para a produção orgânica, com seu mercado consumidor de cerca de 11 milhões de habitantes e áreas rurais que sustentam a qualidade de vida.

Desmatamento Zero (9´26´´) – A Amazônia brasileira é um mundo à parte. Mas, por trás dessa diversidade cultural e biológica, descortina-se um cenário desolador: o avanço descontrolado sobre as matas deixa um rastro de pobreza e de conflitos. Ao zerar o desmatamento, o Brasil fará sua parte para diminuir o ritmo do aquecimento global e assegurar o futuro do planeta. Este exercício de cidadania não pode ser ignorado.

Cerrado ao Meio (10´25“) ? O vídeo usa a linguagem de vídeo-arte para retratar o processo de perda da vegetação do Cerrado, utilizando de depoimentos de moradores tradicionais e imagens do ciclo da destruição causado principalmente pelo modelo agrícola insustentável instalado no bioma.

De acordo com o professor Maurício, após a exibição dos filmes haverá debate com a participação de professores do curso de Gestão Ambiental, discentes e demais presentes. Ainda de acordo com o professor, os filmes abordam temáticas variadas como resíduos sólidos, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, Unidades de conservação, agricultura familiar, combate ao desmatamento, entre outros temas. A entrada é gratuita e conforme a disponibilidade de lugares.

Publicado em 24/10/2014, na categoria Notícias.