UFPel será parceira do projeto Papai Noel dos Correios

DSC_0255A UFPel deverá ser parceira de uma das mais belas iniciativas, reeditada a cada ano: o projeto Papai Noel dos Correios. O projeto, que teve início como uma ação individual dos carteiros, ganhou uma dimensão muito grande e tornou-se uma ação corporativa da empresa, atendendo a milhares de crianças a cada Natal. A viabilização da iniciativa exige, no entanto, a formação de uma rede de voluntários, que, tanto interna como externamente, atuam como colaboradores e multiplicadores da iniciativa.

Para tratar da parceria com a Universidade, estiveram em visita ao reitor Mauro Del Pino, nesta quinta-feira(23), o coordenador do projeto, Luis Carlos Girão, e o gerente da Agência Central dos Correios, Jilmar Xavier. Pela UFPel, também participaram da reunião o pró-reitor Administrativo, Antônio Carlos Cleff, e a coordenadora de Ensino do Hospital Escola, Camila Schwonke.

Segundo o coordenador, de comum acordo com as secretarias municipal e estadual da Educação, foram estabelecidas regras que levam em conta o índice de vulnerabilidade das crianças e determinam parâmetros que funcionam como limites para os pedidos. Posteriormente, as escolas são mapeadas e é formada uma rede de multiplicadores. “A ideia dos Correios é fomentar o aspecto didático, levando as crianças a escreverem sua redação (na qual contam sua vida e projetam sua expectativa em termos do presente que gostariam de receber) e a fazerem o endereçamento correto de sua cartinha. Afinal, elas são os clientes futuros da empresa”, explica Girão.

As parcerias formadas junto a instituições visam o cadastramento de padrinhos, que adotarão um determinado número de cartas. A logística de distribuição dos presentes fica a cargo dos Correios.

Doação à Pediatria do HE

A UFPel deverá engajar-se ao projeto, através de uma campanha que será deflagrada no Portal da Universidade para o cadastramento de padrinhos. E o benefício será duplo: além da satisfação de ver o nome da instituição associado à meritória iniciativa, a Pediatria do Hospital Escola será contemplada pelos Correios com a doação de brinquedos, que integram um lote de doações que tiveram sua distribuição impedida no último Natal por deficiência de endereçamento. “Das 2.774 cartas cadastradas em Pelotas, 93 deixaram de ser atendidas devido a esse motivo”, justificou o coordenador.

Publicado em 23/10/2014, nas categorias Destaque, Notícias.